12 fevereiro, 2019

PINHEIRO | Cabo de comporta rompe na barragem do rio Pericumã e bairros são inundados


 
Rompeu no fim da manhã desta segunda-feira (11) o cabo de uma das três comportas do rio Pericumã na cidade de Pinheiro, Baixada Maranhense. Pela tarde, o prefeito Luciano Genésio (PP) e o secretário de infraestrutura estiveram no local para avaliar a situação da barragem, inaugurada em 1982, e informou que o local carece de manutenção feita com apoio do Governo Federal.
 

Também anunciou após visita que a gestão já está providenciando a compra dos cabos para a manutenção da barragem. Os reparos devem acontecer em até dois dias, já que o material será adquirido em São Paulo.


De acordo com informações de populares, foram inundados os bairros Matriz, Campinho, Floresta e Dondona Soares. Em um vídeo gravado em um bar localizado às margens do rio, é possível ver a água avançando para a área do restaurante. Por telefone ao jornalismo da TV Difusora, uma funcionária do bar informou que “nunca tinha visto algo do tipo” no local. Não chove neste momento na cidade, mas a população teme que a situação piore e o nível da água provoque mais estragos.

Segundo relatos de ribeirinhos, a obra enfrenta problemas estruturais pela falta de manutenção; como corrosão e danos nas comportas. A Barragem do rio Pericumã possibilita o abastecimento de pescado para os municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri-Mirim e Pedro do Rosário. Além disso, viabiliza a irrigação da agricultura familiar e ajuda a reduzir enchentes e controlar a vazão da água nos períodos chuvoso e de estiagem.
Idifusora

Nenhum comentário:

Postar um comentário