27 abril, 2022

ALERTA! Barragem do Rio Flores está prestes a sangrar

Barragem do Rio Flores

A barragem do Rio Flores, localizada no Município de Joselândia no Maranhão, está sempre no centro das atenções, desde que o inverno seja rigoroso, nas principais cidades que são banhadas pelo Rio Mearim, que ganham mais volume de água, através do Rio Corda (Barra do Corda) e do Rio Flores, outro que desemboca no leito do Mearim. Comentários, em certo ponto desencontrados, surgem de tal maneira que chegam a causar trauma em muita gente, principalmente aos ribeirinhos.

As chuvas intensas que caem na região têm contribuído com o aumento do volume de águas na barragem do Rio Flores, em Joselândia (MA), que tem capacidade para armazenar 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água, na região do Médio Mearim. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a estrutura foi construída na década de 80 para conter o Rio Flores, que desemboca no Rio Mearim, e evitar enchentes ainda piores que as dos últimos anos, últimos dias.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o Rio Mearim já subiu cerca de mais 10 metros por conta das chuvas que atingem o Maranhão, a água transbordando pode prejudicar ainda mais os municípios que estão atingidos com a cheia do Rio Mearim, como Pedreiras, Bacabal, São Luís Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale, Vitória do Mearim e Arari.

Fotos aéreas registradas recentemente mostram que a qualquer momento a barragem pode sangrar. Moradores também alegam que a barragem está recebendo muita água de municípios vizinhos, até mesmo de Tuntum e Presidente Dutra. 

Tudo indica que, se o nível continuar subindo devido às chuvas intensas naquela região, as comportas terão que ser abertas em dois ou três dias para dar vazão à grande quantidade de água. Do Edmilson Moura

DEUS NO COMANDO DE TUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário