30 abril, 2022

Liderança quilombola é morta a tiros em São João do Soter-MA

Edvaldo Pereira Rocha foi assassinado com vários disparos, o que indica uma possível execução. Cidade vive clima de violência por causa de conflitos por terra.


Edvaldo Pereira Rocha era liderança quilombola e foi assassinado a tiros em São João do Soter — Foto: Arquivo Pessoal


Um líder quilombola identificado como Edvaldo Pereira Rocha, de 52 anos, foi assassinado na manhã desta sexta-feira (29) em São João do Soter, a cerca de 418 km de São Luís. 


Segundo as primeiras informações da polícia, o crime aconteceu no quilômetro 36 da MA-127. Edvaldo foi executado com vários tiros e o crime tem características de execução. Dois homens ainda não identificados teriam participado do assassinato e fugiram em uma motocicleta. 

Edvaldo era um dos líderes da comunidade Jacarezinho, em São João do Soter, que há anos vinha lutando pela titulação da sua comunidade quilombola. O conflito por terra é algo recorrente na região. 

“Estive na comunidade de Jacarezinho em 2021, em escuta com a comunidade e com Edvaldo Rocha. Há anos, a comunidade enfrenta o avanço de madeireiros sobre suas terras. Enfrentam um conflito com uma empresa de extrativismo vegetal. A comunidade está com um processo de regularização de terras tramitando e, de acordo com as últimas informações, estava correndo no Incra, mas segue pendente”, afirmou nas redes sociais o ex-secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves. Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário