31 julho, 2020

Agente penitenciario é preso acusado de comandar tráfico de drogas dentro de Pedrinhas


Um agente penitenciário temporário, de iniciais G.F.J, de 51 anos, foi preso na quinta-feira (30) em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Central de Inquéritos de São Luís.
O servidor era vinculado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/MA). A prisão foi realizada por meio da Superintendencia Estadual de Combate à Corrupção (SECCOR).
Segundo as investigações, o agente teria se associado a um custodiado do sistema prisional, conhecido por ser uma das lideranças de facção criminosa com atuação no Maranhão. O servidor estaria se utilizando das facilidades do cargo para inserir substâncias ilícitas na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís.
De acordo com a Polícia Civil, após a droga ser recebida dentro do complexo penitenciário, a substância era comercializada para os demais internos, gerando lucros para o custodiado. O agente penitenciário teria passado a receber de pessoas, a mando do detento, quantias em dinheiro e promessas de recebimento de bens, como armas de fogo.
Foi dado cumprimento ainda a um mandado de busca e apreensão no endereço do agente penitenciário temporário, onde foram apreendidos aparelhos celulares utilizados nos crimes apurados.
Até o momento, verifica-se indícios da prática dos crimes de Tráfico e Associação para o Tráfico de Drogas (art. 33 e 35, lei 11.343/06) e Corrupção Passiva (art. 317, CP) entretanto as investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo criminoso.
Após a realização das formalidades legais, o investigado foi submetido a exame de corpo de delito e ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de São Luís, onde permanecerá à disposição da justiça.
Informações do MA10

Nenhum comentário:

Postar um comentário