05 julho, 2020

Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, é eleito presidente do Conass

Carlos Lula foi eleito neste sábado (4) presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass). Maranhense sucede ex-secretário Alberto Beltrame, que renunciou ao cargo.



O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) neste sábado (4). A votação foi realizada durante uma assembleia virtual com os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal.

Carlos Lula ocupava o cargo de vice-presidente da Região Nordeste e deve permanecer no cargo até abril de 2021. A eleição foi realizada após a renúncia de Alberto Beltrame na última quarta-feira (1º), ex-secretário de Saúde do Pará, que está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) por supostas fraudes na compra de respiradores pulmonares para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Por meio de uma rede social, Carlos Lula afirmou assume o cargo com serenidade e espera encontrar caminhos para a crise sanitária provocada pela Covid-19.

Novo presidente do Conass, Carlos Lula comentou sobre o resultado 
da eleição por meio de uma rede social. — Foto: Reprodução/Redes sociais


Com a eleição de Lula, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi eleito vice-presidente da Região Nordeste. Já para a secretaria executiva do Conass, Jurandi Frutuoso, secretário de Saúde do Ceará, foi escolhido pelo secretário maranhense.

Na segunda-feira (6), Carlos Lula será recebido pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, onde serão discutidas estratégias de combate a pandemia de Covid-19. Além disso, devem ser abordados assuntos como a falta de medicamentos para pacientes com a doença, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o repasse de equipamentos de proteção individual para os estados.

Aos 38 anos, Carlos Lula é secretário estadual de Saúde do Maranhão desde 2016. Ele é advogado e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Lula também é consultor legislativo de carreira e professor universitário.

G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário