03 dezembro, 2014

Professor Wellington Luís recebe moção de aplausos da Vereadora Nilda Barbalho


A Câmara Municipal de Barra do Corda através da Vereadora Nilda Barbalho, manifestou  votos de aplausos ao professor Wellington Luís, pela iniciativa de promover, incentivar e orientar os alunos do IFMA através de um protótipo para demonstrar o processo  de fabricação do biodiesel em sala de aula.

A homenagem é fruto do reconhecimento da Câmara ao Professor, que, preocupado com o aprendizado de seus alunos, não mediu esforços na busca de mecanismos para transmissão de conhecimento na disciplina “operações unitárias / processos industriais” do Curso Técnico de Química do IFMA de Barra do Corda. Com criatividade ele conseguiu desenvolver um reator que auxilia na dinâmica de aprendizado.

Para Nilda Barbalho, é muito importante que nos dias de hoje a preocupação com os fatores ambientais seja despertado desde cedo nas pessoas. “Temos uma necessidade constante de desenvolver processos de conscientização e construção de caminhos que possam combater nossa realidade perversa de degradação do meio ambiente. Através dessa singela homenagem, expressamos nossa grande admiração pela iniciativa do Professor Wellington Luís, e também aos seus alunos pela dedicação e empenho”, exclamou Nilda.

O reator didático para produção de biodiesel, desenvolvido por Wellington, também usa conteúdo de fácil acesso. As substâncias usadas, em sala de aula, para a fabricação podem ser encontradas dentro de casa. “nós usamos óleo vegetal ou gordura animal e soda caustica para servir de acelerador do processo; o resultado da operação demora cerca de uma hora e produz dois litros de biodiesel”, ressaltou.

Além da criatividade, o professor se mostra preocupado com o meio ambiente e em incentivar a pesquisa dos alunos em fontes renováveis de energia, como o biodiesel. “A redução de emissão de gases poluentes na atmosfera deve ser trabalhada em sala de aula com os alunos para conscientizá-los sobre a necessidade de conservação do planeta”, declara Wellington.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário