17 agosto, 2014

Eleitores de Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda testam votação biométrica e participam de audiência pública‏


As votações simuladas e audiências públicas realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão neste sábado e domingo, 16 e 17 de agosto, nas cidades de Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda, respectivamente, tiveram a participação efetiva da população, comemora o órgão.

Na primeira, compareceram 130 (8%) dos 1.637 eleitores aptos a votar em 6 seções que funcionaram na Unidade Integrada Iolanda Nepomuceno Silva. Em Barra do Corda, o número foi de 173 (9%) de 1.974 eleitores de 11 seções montadas no Complexo Educacional Mariano de Sousa.

O desembargador eleitoral José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor) e os juízes Sebastião Bonfim (auxiliar da Corregedoria), Antonio Queiroga Filho (titular da 23ª zona eleitoral - Barra do Corda e Fernando Falcão) e Iran Kurban (titular da 97ª ZE - Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras) presidiram os trabalhos nos dois municípios.

"Estas ações, que ocorrem pelo terceiro final de semana consecutivo, possibilitam aos eleitores conhecerem, na prática, o funcionamento deste sistema de votação que se baseia na identificação biométrica do eleitor. As outras duas cidades por onde passamos foi São Luís e Timbiras", explicou Figueiredo de Almeida.

Pelo fato de o eleitor não ser obrigado a ir às audiências públicas e votar nas votações simuladas, o Regional acredita que, embora pareça baixo o comparecimento, na verdade ele representa que as pessoas estão mais dispostas a colaborar com a Democracia, procurando estar presentes em eventos que objetivam conscientizá-las. 

Em suas explanações, o ouvidor ressaltou a importância do eleitor e dos partidos políticos para fiscalizar o processo eleitoral desde o registro de candidatura até a atuação dos eleitos, com o propósito de garantir a transparência dos atos praticados. O desembargador eleitoral também destacou a relevância de projetos como estes que levam informações a quem delas necessitam, aproveitando para distribuir cartilhas eleitorais e falar sobre o papel da Ouvidoria do TRE-MA.

Por sua vez, o secretário Gualter Lopes (Tecnologia e Informação do Tribunal) apresentou slides abordando como o processo de votação acontece nas urnas e quais programas são utilizados nelas, todos aferidos via código pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em seguida, o servidor Roberto Magno Frazão (coordenador do cadastro eleitoral no Maranhão) pediu que os eleitores evitassem utilizar a propaganda eleitoral de forma ilegal, dando dicas de quais são as permitidas pela lei.

Treinamento de mesários

Durante as votações simuladas, o TRE-MA ainda está promovendo o treinamento dos mesários que irão trabalhar nas eleições 2014. Isso garante maior agilidade no dia da eleição, visto que eles têm as simulações para dirimir qualquer dúvida com os técnicos do órgão.

Edinalia Maria Silva Almeida Leal, 33 anos, exercerá pela quarta vez a função de mesário. Para ela, a biometria evitará que um eleitor vote por outro, fato já presenciado por ela em outras eleições.

Valneide Anchieta Nepomuceno, 34 anos, contou ter recebido com tranqüilidade a convocação para ser mesária pela primeira vez. “Esta é uma maneira de prestar um serviço cidadão, de grande valor para o país”, disse.

No próximo final de semana, dias 23 e 24 de agosto, as audiências públicas e as votações simuladas serão em São Domingos do Azeitão, Pastos Bons e Nova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário