09 janeiro, 2014

Falando de saúde com a Dra. Débora Rocha

Por: Dra. Débora Rocha


Halitose.

Definição:

A halitose é uma palavra originária do latim halitus(ar expirado) e osi(alteração), uma alteração do hálito que o torna desagradável, também conhecido como hálito fétido ou mau hálito.

Podem ocorrer ao despertar, de modo transitório, sem significado patológico.Importante enfatizar que é um sintoma e não uma doença, revelando que algo no organismo está em desequilíbrio.

É um problema com consequências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que aflige, segundo a organização mundial de saúde OMS, aproximadamente 40% da população mundial.

Causas:

Existem mais de 60 causas para a halitose.

Origem bucal 90 a 95% dos casos

Origem extra-bucal 5 a 10% dos casos

A grande maioria, decorre de doenças situadas na cavidade oral, dentre as causas mais importantes, temos a saburra lingual, gengivite e periodontite.

Nas causas do mau hálito originado nas vias aéreas superiores, são os cáseos amigdalianos (massinhas que se formam nas pequenas cavidades existentes nas amígdalas com odor muito desagradável), e de origem sistêmica ou metabólica, temos o jejum prolongado, a ingestão de alimentos com odor muito forte, o diabetes não compensado, a hipoglicemia, as alterações renais, hepáticas e etc.

Pode ocorrer com bem menos frenquência, por enfermidade no trato digestivo, as lesões obstrutivas do esôfago, como refluxo, disfunções nos esficteres do estômago, intestino delgado ou cólon, como a constipação intestinal.

A diminuição de saliva por uso de determinados medicamentos também pode ocasionar halitose.

Tratamento:

Tem seu êxito ligado à identificação da causa e possível remoção.

Hoje através de aparelhos podemos medir a concentração de compostos derivados do enxofre presentes na boca, que causam um hálito alterado e desagradável.

Equilibrar a saúde com uma observação global, a medicina e a odontologia preventiva, os dois tem um papel essencial para esse tratamento.

Dra. Débora Rocha CRM 4161 é Especialista em Doenças do 
Aparelho Digestivo e Endoscopia Digestiva Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário