03 novembro, 2013

Prefeitura encerra “Campanha Outubro Rosa” e dá inicio ao “Novembro Azul”

Nosso Outubro Rosa se despediu para darmos boas-vindas a este Novembro Azul que chega com força na luta contra o câncer de próstata. O Outubro Rosa que surgiu para fortalecer a luta contra o câncer de mama e conquistou o mundo inteiro há quase duas décadas, foi recebido de peito aberto pela atual gestão barra-cordense realizando um trabalho de alerta, principalmente a população feminina, sobre a importância de prevenir e detectar precocemente o câncer de mama, ação até então não vista no município.

1

Para isso, os serviços de saúde intensificaram suas ações voltadas à orientação do auto-exame das mamas, estimularam a visita de seus usuários às Unidades de Saúde para rastrear possíveis alterações mamárias, realizaram blitz de conscientização, encorajaram os bons hábitos de vida, o combate ao fumo e ao álcool buscando evitar o aparecimento de novos casos assim como reduzir o índice de mortalidade em pacientes já diagnosticadas incentivando a adesão ao tratamento.

2

Pela primeira vez o município contou com o movimento “Outubro Rosa” levando conhecimento e produzindo cuidado pela cidade. Para o encerramento das atividades, muitas mulheres estiveram reunidas no Calvário que estava todo rosa, com palestras, apresentações e muita música. O secretário Alexandre Miranda agradeceu o apoio de todas as classes profissionais que abraçaram esta causa e conta com você usuário, como principal aliado para continuar disseminando educação em saúde agora e sempre por que este Novembro é Azul ele já chegou.

Mulheres unidas construindo uma nova história
 Mulheres unidas construindo uma nova história

Presentes no evento estavam as vereadoras Cananéia, Nilda Barbalho, Fátima Arruda e o vereador Alcenor Nunes que na ocasião já chamou os homens para participarem do novembro Azul, campanha de conscientização contra o câncer de próstata.

7

Para a vereadora Fátima arruda, a iniciativa é válida, porque visa conscientizar as mulheres que devem procurar sempre a prevenção. “Muitas mulheres deixam de fazer o exame por falta de informação, por vergonha ou medo. Por isso é imprescindível que os gestores realizem campanhas como essa para levar à população a informação sobre a importância dos exames preventivos”.

56

A primeira dama Bruna Costa agradeceu aos presentes e ressaltou que não só no mês de outubro, mas que frequentemente as mulheres procurem os postos de saúde, os hospitais e realizem os exames, “Quando o câncer é detectado precocemente as chances de cura são maiores do que quando o diagnóstico é feito em estágios avançados, peço a todos que necessitam de realizar os exames que procurem os postos e hospitais, pois, nossos colaboradores estão preparados para atender bem, com tratamento humanizado todos os nossos pacientes, e assim todos nós estaremos construindo uma nova história”, ressaltou a primeira dama.

ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário