08 novembro, 2013

TRISTE NOTÍCIA: ESSA FACHADA DA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DA RUA ARÃO BRITO, A MAIS ANTIGA DO BRASIL, CONSTRUÍDA EM 1933 PODERÁ DESAPARECER EM REFORMA QUE ESTÁ SENDO PLANEJADA. PRESENTE DE GREGO PARA SUAS COMEMORAÇÕES DE 80 ANOS DE EXISTÊNCIA

HISTORIA DA AICEB

No ano de 1932 o missionário inglês George Stears lança a pedra fundamental da Igreja Cristã Evangélica de Barra do Corda – AICEB, na rua Arão Brito, numero 490, esquina com a rua Coelho Neto, antiga rua da Areia, junto com os líderes Altino Barros, José Dodô, Antonio Dodô, Amâncio Ferreira e outros.

No dia 13 de dezembro de 1933 é efetivamente fundada em Barra do Corda a Igreja Cristã Evangélica.

Muito auxiliaram na obra os senhores José Lau em Barra do Corda, Antônio Mariz em Colinas, Antônio Macedo em Curador e José Leite em Pedreiras.

Em 1933 Smith pede a Eva para fundar uma escola preparatória e depois transformá-la em Escola Bíblica.
Em 1934, três das filhas de Perrin Smith, Amy, Dugal e Annie foram estudar com Eva Mills em Balsas.

O IBM – Instituto Bíblico do Maranhão funcionou na Barra de 1936 a 1952 e muito colaboraram com ele os missionários George e Blanche Thomas.

Em 1936 foi aberta a Escola Bíblica no bairro Sítio dos Ingleses em Barra do Corda pelo missionário canadense George Thomas a 2 quilômetros do centro da cidade.

Lídia a filha do pregador Patrício Cavalcante, torna-se professora e casa-se com o professor Abdoral Fernandes Silva, o Bidó, que depois foi diretor do Seminário Bíblico do Maranhão no período de 1972 a 1982.

Em 18/3/1939 a Igreja Cristã Evangélica tem a seguinte composição: Presidente: Luiz Higino de Sousa; 1º Secretário: Joana Martins Jorge; 2º Secretário: Antônio F. Pinheiro; Tesoureiro: Joaquim O. Barros.
Foto e texto do Historiador Álvaro Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário