21 março, 2023

Polícia faz buscas na residência de irmão de deputada em operação contra corrupção e lavagem de dinheiro, em Balsas

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou, nesta segunda-feira, 20, a Operação Cerrados, contra políticos e servidores públicos investigados por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro na cidade de Uruçuí. Os mandados são cumpridos no Piauí e no Maranhão. As informações são do Gilberto Lima.

No Maranhão, foram cumpridos mandados na residência do ex-prefeito de Nova Colinas/MA Elano Martins Coelho, na cidade de Balsas.

Elano, que é irmão da deputada estadual do Maranhão Viviane Coelho, é secretário de Finanças da Prefeitura de Uruçuí, no Piauí, administrada por seu pai Wagner Coelho, médico com suposto envolvimento com agiotagem não região de Balsas-MA.

A operação teria como alvo o prefeito Wagner, pai da parlamentar e do secretário Elano.

Os policiais federais estão fazendo buscas, também, em Uruçuí e Teresina.

Segundo o Gaeco, a investigação apura prática de crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, por meio de contratos firmados entre empresas de fachada e o município de Uruçuí. São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.

A investigação aponta que uma associação criminosa, com o intuito de desviar recursos do Município de Uruçuí, executava o direcionamento de licitações a determinada empresa para que o gestor municipal realizasse a contratação com sobrepreço.

Depois do pagamento da empresa, parte do recurso público seria remetida, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, a contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.

Participaram diretamente da execução da operação Promotores de Justiça do Estado do Piauí, Delegados e Agentes da Polícia Civil, equipes da Polícia Militar, servidores do Ministério Público Estadual e auditores do TCE-PI, em ação integrada com o GAECO do MPMA. Os mandados foram cumpridos nos Municípios de Uruçuí, Teresina, Timon e Balsas no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário