10 março, 2023

Leandro Bello apresenta PL que dispõe sobre piso salarial do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional

 Leandro Bello apresenta PL que dispõe sobre piso salarial do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional

Leandro Bello disse que a iniciativa visa reconhecer a relevância da categoria para a população e para as políticas públicas

O deputado Leandro Bello (Podemos) apresentou Projeto de Lei 065/2023, que autoriza o Poder Executivo a aplicar o piso salarial do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, no âmbito do Estado do Maranhão. O objeto é assegurar proteção e garantia de direitos a essas categorias. 

Em sua justificativa, Leandro Bello destaca a importância desses profissionais no sistema público e privado de saúde e diz que, ainda assim, sofrem com a inexistência de legislação específica para estabelecer um piso salarial básico. 

“O projeto de lei promove um necessário resgate destas profissões, no cenário do trabalho, da dignidade humana e da valorização profissional, o que certamente influenciará na qualidade da assistência à saúde da população do estado”, afirma o parlamentar. 

A matéria visa atender ao disposto na Lei Complementar n° 103, de 14 de julho de 2000, que autoriza os estados e o Distrito Federal a aplicar o piso salarial para os empregados que não o tenham definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. 

O projeto propõe, ainda, a definição do piso salarial do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional em R$3.653,30 mensais para jornada de trabalho de até seis horas diárias ou 30 horas semanais.

“É importante ressaltar que valorizar uma categoria é, também, reconhecer sua relevância para a população e para as políticas públicas”, ressalta o deputado Leandro Bello. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário