27 março, 2023

MAC é campeão maranhense após um jejum de 10 anos

Com gol de empate marcado nos acréscimos, atleticanos venceram nas cobranças das penalidades.

Festa do campeão após receber o Troféu Edivaldo Pereira Biguá.                           (Foto: Divulgação)

Por Neres Pinto

O Imparcial – Numa decisão das mais emocionantes, o Maranhão Atlético Clube sagrou-se neste domingo (26) campeão maranhense de 2023 ao empatar com o Moto (1 a 1) no tempo normal e vencer nas cobranças de tiros livres direto da marca do pênalti.

A última vez que os atleticanos haviam conquistado o título foi em 2013, portanto, há 10 anos.

Dois lances foram fundamentais para o resultado em favor dos maqueanos. O gol de Rafael nos acréscimos do segundo tempo (54min) e a defesa da penalidade pelo goleiro Moisés, batida por Jonas, que definiu o placar em favor do MAC.

Torcedores, jogadores e dirigentes motenses, por sua vez, deixaram o Castelão protestando contra a arbitragem de Maykon Matos, pelos acréscimos que consideraram desnecessários, porquanto o gol do empate ocorreu cinco minutos do que ele havia determinado anteriormente.

Continue lendo...


Jogo foi bastante movimentado no Castelão.                                                                     (Foto: Reprodução/Hiago Ferreira/MAC)

O Maranhão, como campeão estadual, vai disputar a Copa do Brasil, Copa do Nordeste (fase de grupos) e Série D do Campeonato Brasileiro.

O Moto, vice-campeão, disputará a Copa do Brasil 2023, a pré-Copa do Nordeste e o Campeonato Maranhense, além da Série D do Brasileiro, caso conquiste a vaga por meio da Copa FMF. Esta competição sofrerá várias alterações na sua próxima edição.

O jogo

Maranhão e Moto começaram a disputa com muita entrega, por isso, o jogo ficou preso no meio de campo e o primeiro lance de perigo só aconteceu aos 13 minutos, quando o atacante Giliard recebeu cruzamento da direita e cabeceou para defesa tranquila do goleiro Éder.

O Moto respondeu aos 14 minutos com um chute longo e rasteiro de Léo Silva, de fora da área, que o goleiro Moisés caiu no canto direito para fazer a defesa.

Com a chuva caindo forte e deixando o gramado alagado, a arbitragem decidiu fazer uma parada aos 16 minutos, que teve 25 minutos de paralisação. A bola, no entanto, tinha muita dificuldades para rolar, porque o campo permanecia encharcado.

Tendo uma equipe de porte físico mais pesado, o Moto tentou tirar proveito da situação e pressionou o adversário sistematicamente, porém, de forma desordenada, com poucos arremates em direção ao gol.

No lance de maior perigo, Waldir lançou Railson na entrada da área. Ele bateu forte, visando o canto esquerdo, raspando o poste, pela linha de fundo.

Quando o gramado melhorou e a bola rolou com mais velocidade, o MAC tentou equilibrar as ações, empurrou o adversário para seu próprio campo, mas as finalizações não resultaram em gol e o primeiro tempo terminou em 0 a 0.

Na segunda etapa a chuva voltou cair, embora com mais intensidade, e o Moto com muito disposto. Aos 3 minutos, Enzo recebeu na direita e entrou na área, mas bateu fraco, para fora e perdeu grande chance de abrir o marcador.

Aos 11 minutos foi a vez de Ronald Camarão fazer jogada individual, livrar-se de dois adversários e bater forte, visando o canto esquerdo de Moisés, com real perigo. O Quadricolor resolveu acordar e usar a habilidade.

Aos 16 minutos, Jorge cobrou a falta de longa distância, pelo alto, obrigando o goleiro Éder a desviar para escanteio. Aos 17 foi a vez de Maicon receber o cruzamento de Rodriguinho e cabecear para outra difícil defesa do goleiro Éder.

O Moto fez a primeira substituição, colocando Mucuri no lugar de Paulo Mateus. Na primeira oportunidade, ele recebeu e bateu forte à meia altura, com real perigo para o gol, quase movimentando o placar.

O técnico Zé Augusto também fez duas mudanças. Saíram Rodriguinho e Giliardi para entradas de Alexandre e Rafael. Aos 30 minutos a bola sobrou na esquerda para Ronald Camarão, que bateu forte, mas em cima do goleiro Moisés, que fez grande defesa e a zaga afastou.

Mais uma alteração no MAC. Aos432 minutos sai o lateral direito Franklin para entrada do zagueiro Fernando. O jogo ganhou emoção. Numa saída de bola errada no meio de campo,o zagueiro Maicon bateu forte, rasteiro, obrigando o goleiro Éder a mais uma defesa difícil para escanteio.

O Moto respondeu um minuto depois, com Enzo cruzando para a esquerda e a bola sobrando para Waldir bater direto para defesa de Moisés e a zaga afastar o perigo. A última alteração do MAC foi feita com a saída de Jorge para entrada de Capote aos 37 minutos.

Já no Rubro-Negro saiu Ronald e Wanderley entrou em campo aos 40 min.

Aos 49 minutos, o atacante Waldir foi ao ataque, bateu para o gol e na volta o volante Pablo fez falta violenta na entrada da área. O jogador maqueano foi expulso. Na cobrança da falta, Leo Silva bateu no canto e fez 1 a 0 aos 50 minutos.

O árbitro Maykon Matos, que havia dado apenas 4 minutos de acréscimos, resolveu dar mais dois. Aos 54, após a cobrança de um escanteio, a bola sobrou na área para Rafael empatar, silenciando a torcida motense que já comemorava o título.

Com isso, a decisão foi por meio de cobranças direto da marca do pênalti. Ao final, o MAC venceu por 5 a 4.

As cobranças

  • MAC: Leone (para fora) Fabrício, Gabriel, Capote e Cavi e Rafael (converteram);
  • MOTO: Renan, Wanderley, Leo Silva e Waldir (converteram); Enzo (para fora) e Jonas (Moisés defendeu).

Ficha Técnica

Local: Castelão
Data: 26/03/2023

  • Maranhão: Moisés; Franklin (Fernando), Leone, Maicon e Gabriel Fontes; Cavi, Pablo e Jorge (Capote); Giliard (Rafael), Fabrício e Rodriguinho (Alexandre). Técnico: Zé Augusto
  • Moto: Éder; Jonas, Fernando, Luís Felipe e Lucas Santos (Renan); Railson Paulo Mateus (Mucuri) e Léo Siva; Enzo, Waldir e Ronald Camarão (Wanderley). Técnico: Lucas/Marcinho Guerreiro

Árbitro: Maykon Matos Nunes
Assistentes: Elson Araújo e Raelson Almeida
Público e renda não divulgados

Nenhum comentário:

Postar um comentário