13 junho, 2011

Valéria Macedo propõe a criação do município de João Afonso Cardoso




A deputada Valéria Macedo (PDT) protocolou o quinto projeto de criação de município e, desta feita, pretende transformar o Povoado “Lagoa da Cruz” hoje pertencente ao município de Gonçalves Dias em município a ser denominado João Afonso Cardoso.

O novo município será formado por 21 povoados vizinhos, dentre os quais, destaca-se Lagoa da Cruz, Patioba, Japãozinho, Claudino, Lagoinha, Mata da Cigarra, Jacaré, Centrinho, Centro dos Pretos, Centro do Nelinho, Trecho 1 e 2, Baixão dos Periquitos, Limoeiro, Matinha, Caboclo e Taboca.

A deputada recebeu pleito de emancipação do Povoado “Lagoa da Cruz” de comissão formada pelo ex-prefeitos Aurino Barros, Raimundo José, das lideranças comunitárias e políticas Ivan Sousa, Mundica, Deuza, Riba, Maria do Lili, professora Franceli, Olavo, Edimarzinho, dentre outros.

Encaminhei o requerimento instruído com toda a documentação pertinente, como, por exemplo, assinaturas, mapas, plantas topográficas, a ser desmembrada, relatórios dos logradouros públicos existentes e todos os demais dados e informações, necessários à emancipação do Povoado “Lagoa da Cruz” pertencente ao Município de Gonçalves Dias, com o objetivo de criação, por lei estadual, de nova municipalidade a ser denominada de João Afonso Cardoso, a ser desmembrado do município-mãe Gonçalves Dias.

O ex-prefeito Raimundo José disse: “A emancipação da Região da Lagoa da Cruz é indispensável para melhorar a qualidade de vida daquele povo”.

A liderança Ivan Sousa, por sua vez, disse que na realidade são cerca de 21 povoados que se beneficiarão com a criação do novo município”.

O ex-prefeito Aurino Barros ressaltou que “a emancipação é boa tanto para a parte emancipada como para o “município mãe” e, por isso, não há prejuízo para o município de Gonçalves Dias”.

A Nova Unidade administrativa a ser denominada de João Afonso Cardoso localiza-se na microrregião de Dom Pedro e Presidente Dutra, região do Maranhão Central, com população estimada em 7.300 habitantes, com eleitorado de 3.600 eleitores.

Por este requerimento, o município de João Afonso Cardoso terá uma extensão territorial de 16.563.3847 ha, perímetro 74.114.713 m, segundo dados do IBGE.

O novo município de João Afonso Cardoso situa-se entre os Municípios de Presidente Dutra, Graça Aranha e Eugênio Barros e na microrregião da “Região do Flores”.

Do município de João Afonso Cardoso até a Capital São Luís tem uma distância de 352 KM. A economia do Novo Município tem preponderância no setor primário, ou seja, preponderantemente agropecuário na produção arroz, milho, babaçu e pecuária.

O nome do município é uma homenagem ao ex-prefeito de Gonçalves Dias João Afonso Cardoso (período de 1982-1988) que morou no referido Povoado “Lagoa da Cruz”.

“Ressalto, por fim, que o presente requerimento preenche todos os requisitos legais estabelecidos na Constituição Federal, na Resolução desta Casa e nas leis do país aplicáveis à espécie, inclusive Resolução desta Casa e lei complementar vigente, tudo para se viabilizar a criação do Município de João Afonso Cardoso”, finalizou Valéria.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário