10 junho, 2011

Valéria Macedo pede a emancipação do povoado de Mundo Novo



A deputada Valéria Macedo (PDT) deu entrada, nesta quinta-feira (9), no pedido de emancipação do distrito Mundo Novo, pertencente ao município de Amarante do Maranhão. No ato da entrega dos documentos, também presentes os vereadores Mauro Marinho (PSDB), Raimundo Pai Dégua (PRB), Helinho Silva (PSC) e Hélio da Saúde (DEM).

A solicitação engloba os pequenos povoados Mundo Novo, Grotão, Pindaré, Burangica, Paciência, Coco, Patrimônio do Manoel da Júlia, Brejinho, Água Preta, Pifeiros, Bacuri, Centro dos Henriques, P. A. CAAC, P.A. Floresta I, P. A. Aman e P. A. Jabuti.

Valéria Macedo destacou que Mundo Novo tem todas as condições de direito de lutar pela sua emancipação político-administrativa. Disse ainda que os serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura do município mãe acaba não chegando com eficiência e presteza aos povoados mais distantes. “O Mundo Novo emancipado terás condições de desenvolver uma melhor infraestrutura e fazer com que os serviços públicos cheguem à população com maior celeridade”, afirmou Valéria Macedo.

O deputado Helio Soares (PP), que subscreve o requerimento, destacou que a região possui mais de 190 mil habitantes e tem plenas condições de se transformar em município. “Nós precisamos que as políticas públicas cheguem com mais celeridade, até porque o município é muito grande e não tem o gestor para dar a assistência necessária”.

UM SONHO

Os vereadores afirmaram que a entrega do pedido no legislativo estadual representa um sonho que começa a ser realizado, pois desde 2003 lutam pela criação do município Mundo Novo. “Estamos novamente tentando, através dos deputados Hélio Soares e Valéria Macêdo, emancipar esses povoados, pois, dessa forma, os seus habitantes poderão ser beneficiados com projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou Hélio da Saúde.

Helinho Silva disse que a entrega do pedido é uma conquista dos moradores daquela região, pois há muito tempo esperam por esse momento. “Nós acreditamos que agora chegou a nossa vez”, disse o vereador Helinho Silva. “É uma alegria estar aqui dando entrada nesse documento; acreditamos que agora esses povoados serão emancipados, com o apoio de Helio e Valeria Macêdo e demais deputados desta casa”, ressaltou Raimundo Pai Dégua.

O vereador Mauro Marinho disse que a emancipação é de interesse tanto da população dos povoados a serem desmembrados como do próprio município de Amarante do Maranhão, visto que esta cidade terá melhores condições de se dedicar aos problemas da sede nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, enquanto que Novo mundo vai cuidar de seus interesses.


Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário