quarta-feira, 8 de junho de 2011

Deputada Valéria Macedo propõe a criação do município de Serra da Cinta



A deputada Valéria Macedo (PDT), apresentou requerimento, nesta terça-feira (7), junto à Comissão de Triagem da Assembleia, pedindo a criação do município de Serra da Cinta, a ser desmembrado de Sítio Novo, na região Tocantina. A proposta foi subscrita ainda pelos deputados Carlinhos Amorim (PDT) e Dr. Pádua (PP).

O povoado Serra da Cinta, que dista 120 Km da sede, compreende cerca de mais de cinco grandes povoados do município de Sítio Novo, sendo Paciência o maior deles e podendo se tornar a sede do novo município a ser criado.

“Toda a gente dessa região está unida e decidida a conquistar sua emancipação. Somos merecedores de nos constituirmos uma nova unidade municipal de nosso Estado. Com fé em Deus sairemos vitoriosos na nossa luta”, declarou Antonio Coelho, vereador e um dos mais entusiastas defensores da criação do município de Serra da Cinta.

No ato da entrega do documento, os deputados fizeram-se acompanhar de Hilton Lira Barros, representante da Comissão Pró-Criação do município de Serra da Cinta. “Todos os grupos políticos de nossa comunidade apóiam a proposta de criação desse novo município. Estamos unidos numa só luta e voz em defesa da criação do município de Serra da Cinta”, revelou.

Segundo a deputada Valéria Monteiro, é de suma importância a criação do município de Serra da Cinta porque é uma região bastante isolada, cuja população padece da falta sistemática e histórica de políticas públicas. “É um povo muito sofrido e abandonado, principalmente pelo isolamento a que estão submetidos ao longo dos tempos. Todos os critérios exigidos foram plenamente atendidos. Portanto é mais do que justificável que se crie esse novo município”, esclareceu.

Para Carlinhos Amorim e Dr. Pádua, a região que compreende o território de Serra da Cinta é constituída por uma população que há muito tempo sofre a ausência do poder público devido, sobretudo ao seu isolamento, uma vez que se localiza muito distante da cidade de Sítio Novo e tem como acesso uma “estrada de chão” em condições precárias. “Por essas e outras razões somamos esforços junto com a deputada Valéria, que foi a mais votada na região, no sentido de propor a criação do município de Serra da Cinta”, explicou Amorim.

Valéria Macedo também apóia a criação do município Cikel ou Alvoradas, localizado no município de Amarante-MA e nos proximos dias estará dando entrada na Assembléia com um novo requerimento solcitando a criação do município de Bananal, em Governador Edison Lobão.


Josué Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário