14 junho, 2011

Maranhão do Sul: Valéria e Carlinhos pedem moção de aplausos para Ribamar Alves e Edison Lobão


Os deputados estaduais Valéria Macedo e Carlinhos Amorim, ambos do PDT, pediram na sessão desta segunda-feira (13) que a Assembleia Legislativa aprove moção de aplauso ao senador Edison Lobão (PMDB) e ao deputado federal Ribamar Alves (PSB).

Os dois homenageados são autores dos projetos que tramitam no Senado e na Câmara Federal que tratam da realização de plebiscito para a criação do Estado do Maranhão do Sul.

Os pedetistas pediram aplausos institucionais pela iniciativa e também que seja hipotecado aos homenageados apoio institucional por parte da Assembleia Legislativa.

“O projeto do senador Lobão já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e conta inclusive com a assinatura da governadora Roseana Sarney, à época, senadora”, disse Valéria Macedo.

No projeto, Lobão explica que o Maranhão do Sul que se pretende criar mediante desmembramento de parte do atual território do Estado do Maranhão, compreende uma área de quase 150 mil km2, o que o tornaria o quinto maior estado nordestino, com área territorial maior do que a de outros cinco da mesma região: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Diz ainda que a região sul do Maranhão tem fortes relações comerciais com outras regiões do país, o que torna o seu vínculo com a capital do Estado bem menos importante do ponto de vista econômico e vivencial, o que prenuncia o processo de emancipação político-econômico regional, cuja evolução guarda paralelo com o que antecedeu às bem sucedidas criações dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Tocantins.

Registra também o surgimento de empreendimentos de maior porte como o Pólo Agrícola Mecanizado de Balsas, o Pólo Siderúrgico de Açailândia e a consolidação da cidade de Imperatriz como pólo comercial e de prestação de serviços.

Segundo Valéria, Lobão mencionou em seu projeto que a necessidade da criação do Estado do Maranhão do Sul é reforçada pelos dados do IBGE que apresentam o Maranhão como o Estado com os piores indicadores sócio-econômicos, o que se deve, em grande parte, ao fato de os investimentos públicos terem se concentrado, desde os tempos coloniais, em torno da capital São Luís, de modo que as regiões mais distantes do poder estadual – Imperatriz dista mais 600 quilômetros da capital –, não obstante o forte crescimento populacional que as caracterizam, especialmente decorrente das imigrações, não recebiam do poder público estadual a devida atenção administrativa.

Em aparte, o deputado Carlos Amorim ressaltou que o projeto de Lobão está assinado pela governadora Roseana Sarney e pelo senador João Alberto, além de mais de 30 senadores da República.

Acrescentou, ainda, que o projeto do deputado federal Ribamar Alves tem mais de 273 deputados federais, dentre os quais 14 da bancada federal maranhense.

O projeto de Ribamar Alves foi anexado ao projeto do então deputado federal Sebastião Madeira e está sujeito a tramitação ordinária, contando com 243 assinaturas das quais 173 confirmadas pela Câmara dos Deputados. “A nossa luta pela criação do Estado do Maranhão do Sul não é a luta contra o Maranhão, mas em favor do estado e toda sua população”, disse Valéria Macedo.

Segundo os deputados pedetistas, os projetos para autorização dos plebiscitos do Maranhão do Sul se encontram aptos a apreciação do plenário do Senado e da Câmara dos Deputados.


Josué Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário