17 janeiro, 2022

Doze capitais começam a vacinar crianças contra Covid nesta segunda-feira (17)


vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos tem início nesta segunda-feira para boa parte do país. Algumas capitais, no entanto, já começaram a aplicar as primeiras doses no sábado, enquanto outras só abrem a campanha para essa faixa etária ao longo da semana.  

Doze capitais começam a vacinar nesta segunda. São elas: Teresina, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Maceió, Goiânia, Cuiabá, Belém, Manaus, Rio Branco, Macapá e Porto Velho.  

A maior parte das cidades vai seguir recomendação do Ministério da Saúde e iniciar o calendário pelos grupos prioritários (crianças com deficiência permanente, comorbidades, indígenas ou quilombolas). As secretarias pedem que os responsáveis levem documentação que comprove a comorbidade ou deficiência.  

É importante entrar nos sites das secretarias de saúde para verificar a necessidade de cadastro antecipado e onde será o atendimento, pois há recomendação para que a vacinação infantil ocorra em local separado da dos adultos. No Rio, escolas serão usadas como pontos para a vacinação infantil.

Dada a largada 

Algumas capitais já conseguiram iniciar a imunização das crianças. No sábado foram Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Aracaju, Recife, Fortaleza e São Luís. Duas cidades começaram a aplicar as doses no domingo mesmo: Distrito Federal e João Pessoa. 

Ainda não há balanço do número dos pequenos vacinados em todas as cidades, mas dados preliminares mostram que pelo menos 7.500 crianças já receberam a primeira dose.  

O Brasil recebeu neste domingo o segundo lote de vacinas da Pfizer contra Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. A remessa tem 1,248 milhão de doses e chegou às 11h ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O carregamento foi encaminhado ao centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), antes das entregas aos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário