05 janeiro, 2022

Chuva alaga e destrói parcialmente a cidade de Mirador-MA

Após as fortes chuvas que causaram destruição no sul Bahia, outros três estados do Norte e Nordeste (Tocantins, Maranhão e Pará) sofrem com perdas e registram centenas de desabrigados em decorrência das cheias de rios. Entre as cidades atingidas, Mirador, no sul do Maranhão, foi uma das mais afetadas. O nível das águas do rio Itapecuru subiu tanto que causou inundação e destruição inéditas na área central. A prefeitura decretou estado de calamidade pública na segunda-feira (3) e afirma que essa é a maior enchente que se tem notícia na cidade.

“A preocupação não é só com o exato momento. A gente está dando assistência à população carente, mas o principal aqui foi o centro comercial atingido, onde muitos comerciantes perderam os seus pertences, seu modo de viver”, afirmou a prefeita Domingas Cabral ao site da prefeitura.

A cidade, que fica a 485 km de São Luís, tem 21 mil habitantes. Até o momento, não foi informado o número de desabrigados.

“Minha preocupação é no decorrer do inverno –que a gente não sabe até onde vai– e também como é que a gente vai reconstruir o nosso município; ele é o quarto em extensão territorial [no estado, com 8.521 km²]; então, para começar, a gente está meio que atordoado. A gente pede ajuda de quem puder ajudar, porque não vai ser fácil consertar nosso município.

Domingas Cabral, prefeita de Mirador (MA).

Do uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário