09 agosto, 2021

Presidente do TCE participa de cerimônia de admissão de Agentes Jovens Ambientais

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Washington Oliveira, participou, na manhã desta segunda-feira (09) da Cerimônia de Admissão dos dois mil Agentes Jovens Ambientais selecionados via edital pelo governo do Estado para atuar nos 217 municípios maranhenses. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, e a participação do conselheiro se deu em meio virtual, em razão das medidas de prevenção ao coronavírus.

Voltado para a capacitação de jovens visando sua atuação no apoio e acompanhamento das políticas de desenvolvimento sustentável e demais ações relacionadas à educação ambiental, o Programa Agente Jovem Ambiental – AJA tem como principal objetivo contribuir para a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses.

O programa é executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), e pretende incentivar o protagonismo dos jovens em suas comunidades, buscando conscientizar a população local da importância da união em torno de ações que resguardem a sustentabilidade ambiental.

Também são objetivos do AJA propiciar o desenvolvimento da autoestima e do sentimento de pertencimento familiar e comunitário, além de qualificar social e profissionalmente jovens por meio de ações socioambientais, contribuindo para a efetivação da Política e do Plano Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão.

Alcançando jovens residentes nos 217 municípios maranhenses com idade entre 16 e 21 anos de idade, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, o programa garante auxílio financeiro para participação nas atividades de promoção de ações ambientais em espaços públicos, de acordo com o Artigo 7º da Lei 11.425/2021, que institui o programa AJA.

“Foi com grande satisfação que tomamos parte nesta cerimônia, pois a questão ambiental é uma pauta urgente em todas as esferas da administração pública. Dentro de nossas atribuições como órgão de controle externo, temos uma grande contribuição a dar na construção de um Estado ambientalmente responsável”, afirmou Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário