18 agosto, 2021

Morre Manoel da Conceição, um dos fundadores do PT no Maranhão

Morreu nesta quarta-feira (18), o líder camponês e sindical e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão, coincidentemente no dia em que o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva visita o Maranhão.

O ex-presidente Lula se manifestou em nota oficial sobre a Morte de Manoel da Conceição. “Manoel da Conceição foi um militante histórico do Partido dos Trabalhadores. Um dos primeiros signatários do nosso partido. Combatente da ditadura, teve um papel fundamental na luta pela democracia do nosso país. Mas foi, além de tudo, um grande amigo. Chego hoje ao Maranhão com grande pesar por não poder encontra-lo, mas com a certeza de que seguiremos honrando sua luta e seu legado em defesa do Brasil que sonhamos construir juntos”.

O secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves destacou a luta de Manoel da Conceição em prol daqueles que sonham com a terra do bom viver. “Manoel da Conceição continua sua jornada. Virou uma estrela pra iluminar o caminho dos que sonham com uma terra sem males, a terra do bom viver. Essa foi a sua luta, a sua vida, a sua jornada, dedicada à terra compartilhada pra produzir alimentos e liberdades. Viva Mané!”, destacou o petista e secretário de Direitos Humanos, Chico Gonçalves.

O vice-governador Carlos Brandão também se manifestou sobre a morte de Manoel da Conceição. “Lamento o falecimento do líder sindical e símbolo de luta pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores rurais, Manoel da Conceição. Que seu legado combativo pelas causas sociais e apoio à produção do nosso estado seja eternizado e inspire muitos outros”, afirmou Brandão.

O governador Flávio Dino lembrou que Manoel da Conceição foi preso, torturado e exilado na ditadura. “Minhas homenagens ao líder das lutas camponesas no Maranhão, o amigo Manoel da Conceição. Na ditadura, foi preso, torturado e exilado. Anistiado, voltou ao Brasil e muito contribuiu com projetos de educação e produção sustentável. Hoje chegou ao Reino de Deus”, apontou Flávio Dino.

Via Zeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário