O município de Barra do Corda recebe, esta semana, as equipes do Programa de Prevenção e Controle de Arboviroses – dengue, chikungunya e zika, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor das doenças. Uma equipe de campo chegou à cidade, nesta segunda-feira (21), para avaliar a situação epidemiológica e os carros com o serviço de aplicação de inseticida (fumacê) devem iniciar os trabalhos, nesta terça-feira (22).
“Barra do Corda teve notificação de casos de dengue. As equipes chegam, nesta segunda-feira, para ver o que está acontecendo na cidade, enquanto preparamos os carros para descer. O Estado está preparado dar respostas rápidas às situações que forem aparecendo”, comenta a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio.
Na oportunidade, serão avaliadas as providências de responsabilidade municipal, como operacionalização do trabalho de campo de combate às larvas, mobilização social/educação em saúde, vigilância epidemiológica de casos e bloqueio de casos suspeitos com uso de UBV Costal, manejo do meio ambiente (limpeza da cidade), com o objetivo de prevenir ocorrência de surtos e epidemias.
Durante a passagem dos carros fumacê, sempre no início da manhã e final da tarde, a população, também, deve fazer sua parte, como abrir janelas e portas das casas para que o produto atue dentro dos imóveis. A aplicação do inseticida mata o mosquito em sua fase adulta.
Outras cidades
Neste período chuvoso, o Programa de Prevenção e Controle de Arboviroses intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti, uma vez que o mosquito necessita de água parada para que os ovos eclodam. Desde o dia 7 de janeiro, o fumacê passou em (Cidelândia, Graça Aranha, Gonçalves Dias, Santa Rita, São Domingos do Maranhão, Bom Jardim e Aldeias Altas), todos com altos índices de infestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário