01 dezembro, 2016

Presidente interino Othelino Neto participa do Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos e Reeleitos

 Presidente interino Othelino Neto participa do Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos e Reeleitos

O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou nesta quinta-feira (1), do Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos e Reeleitos, promovido pelo governador Flávio Dino (PCdoB). O evento reuniu mais de 200 prefeitos de municípios maranhenses, em um grande diálogo entre os gestores e o Governo do Estado, no qual foram apresentados projetos e programas que podem beneficiar a população maranhense nos próximos dois anos.

O encontro teve como tema 'Governando Juntos' e contou com a participação, além dos gestores municipais, de vários deputados estaduais e federais, secretários de Estado e lideranças políticas. Na reunião, o governador Flávio Dino apresentou a equipe de Governo e um balanço com os principais programas e ações em curso no estado. Também foram montados estandes para cada secretaria, nos quais estavam sendo tiradas dúvidas e dadas orientações sobre convênios e andamentos de contratos.

O deputado Othelino Neto destacou a importância do diálogo para que os prefeitos eleitos entendam como funciona a sistemática do Governo do Estado e de que forma podem fazer parcerias e somar esforços. “É fundamental esse momento de integração, pois quando cada um faz o seu papel, as políticas públicas chegam mais facilmente à população”, disse.

O presidente interino da AL também reforçou o papel dos parlamentares nessa relação, haja vista que os deputados têm a possibilidade de destinar suas emendas para o desenvolvimento de programas e projetos nos municípios. “Os deputados são agentes políticos importantes, que vivenciam o dia a dia dos municípios e, portanto, podem ajudar não só como interlocutores dos prefeitos junto ao Governo do Estado, como através das suas emendas parlamentares que são muito importantes para ajudar os municípios”, completou.

DIÁLOGO E DESAFIOS

Márcio Jerry, secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política (Secap), ressaltou que o diálogo inicia, de maneira formal, um debate sobre os desafios dos novos governos municipais. “É dessa forma, com ações complementares, conjuntas e convergentes, que nós teremos melhores resultados na aplicação das políticas públicas no Maranhão. Com o Estado e os municípios unidos em um só objetivo, que é o de melhorar as condições de vida do nosso povo”, afirmou.

O prefeito do município de São José de Ribamar, Luís Fernando (PSDB), frisou a importância dessa parceria entre os poderes para levar adiante uma boa gestão, mesmo em momentos de crise. “Tenho a convicção de que o Governo do Estado vai nos apoiar, afinal de contas São José de Ribamar é a terceira maior cidade do Maranhão e está necessitando urgentemente de um programa de reconstrução das vias públicas e prédios públicos. Vamos encarar o desafio e vencer com planejamento”, assinalou o prefeito ribamarense.

O governador Flávio Dino acentuou que a reunião foi uma oportunidade para, sobretudo, tratar de políticas públicas de interesse comum, propondo aos municípios uma agenda partilhada e marcada por serviços e investimentos convergentes entre o Estado e os municípios.

“Nossa intenção é propiciar melhores resultados aos cidadãos maranhenses. Vamos propor que esse relacionamento se dê de modo amplo, permanente e igualitário. Afirmo a todos os maranhenses que todos os 217 prefeitos terão idêntico tratamento, mediante proposta de parcerias fundamentadas tecnicamente e convergentes com o interesse público”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário