02 dezembro, 2016

Governo disponibiliza Guia da Saúde para gestores e amplia as ferramentas de planejamento

Foto 4 e 5 – Técnicos da SES orientam prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos. (Foto: Julyane Galvão)
Técnicos da SES orientam prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos. (Foto: Julyane Galvão)
Durante o primeiro encontro do governador Flávio Dino com os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos, realizado nesta quinta-feira (1º) no Hotel Rio Poty, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) colocou à disposição dos prefeitos eleitos e reeleitos um estande de caráter informativo com a presença de técnicos e chefes de departamentos-chave para esclarecer sobre as principais políticas, ações, recursos e programas da saúde do Maranhão, além do Guia da Saúde para gestores municipais.

O espaço da SES no encontro reafirma a prática comum da atual gestão do Governo do Estado, que é de dialogar com todos os prefeitos, sem distinções políticas partidárias com foco nos esclarecimentos sobre a rede estadual de saúde. Além das explicações fornecidas pelos técnicos, o gestor levará para o seu município um guia com noções básicas sobre princípios e diretrizes do SUS, estrutura hierárquica e missão de cada setor da SES, políticas e programas de saúde, regionalização das unidades, central de regulação e sistemas de informação/cadastro de convênios.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, considera o estande como um espaço de informações importantes para que a partir de 2017 a saúde municipal comece a ser transformada. “Com atendimento rápido, o prefeito vai poder ter acesso às informações valiosas da rede estadual de saúde e todas as suas políticas, identificar os programas ideais para o seu município, tirar dúvidas sobre determinadas ações. Aqui é só um primeiro contato, pois teremos, em breve, outro momento para falar sobre o funcionamento da rede e o que iremos preparar para cada município em 2017. Quero destacar também o Guia da Saúde elaborado pela SES, que é, na verdade, um cardápio de serviços da Secretaria para os municípios”, disse o secretario.

O assessor especial da SES, Apolônio Lindoso, avalia a presença do estande no encontro como o pontapé inicial da gestão municipal no desenvolvimento das estratégias da política de saúde. O gestor que chega precisa entender as nuances, programas e políticas de forma simples, porém esclarecedora, para que possa fortalecer e desenvolver as estratégias de saúde do seu município. Para isso, a SES está aqui, para prestar auxílio em tudo que ele precisar, com foco na construção de uma política estadual forte e de excelência na assistência”, afirmou o assessor especial da SES, Apolônio Lindoso.

A chefe do Departamento de Apoio e Diagnóstico Terapêutico, Patricia Bacellar Braga, qualifica o espaço de encontro da SES com os novos prefeitos como de fundamental importância para o bom andamento do funcionamento da máquina municipal de saúde. “O meu departamento mostra ao prefeito o desenho da rede estadual, os perfis de cada unidade, a gerência da regulação, formas de acesso aos centros de saúde, a diferença entre hospital e UPA, o que é um hospital de alta complexidade e emergência. Portanto, aqui o gestor tem a oportunidade exclusiva de entender cada característica e função dos setores que fazem a maquina da saúde engrenar”.

A chefe do Departamento em Monitoramento e Avaliação da Vigilância Epidemiológica da SES, Maria de Jesus Paiva, disse que a Vigilância ainda é um terreno desconhecido para muitos gestores, portanto, conhecer e tirar as dúvidas sobre este setor ajudará o gestor a trabalhar melhores ações nessa área. “A orientação é fundamental para que o novo prefeito não se perca no universo da vigilância e tenha ciência das fragilidades que existem no seu município, por isso, estamos aqui para colaborar na construção das ações que fortalecerão a vigilância municipal.

A superintendente de Atenção Primária da SES, Silvia Viana, levou para o estande a nota técnica que mostra quais são os programas e políticas aprovadas pelo Ministério da Saúde com financiamento e cobertura. “A nota serve para que o prefeito tenha ideia dos serviços já habilitados e dos que não foram habilitados, ele procure informações para que possam buscar recursos. Trouxemos também um diagnóstico de cada município com todos os departamentos e os principais problemas e soluções das políticas públicas. O prefeito vai encontrar desde a informação básica, como mortalidade materna, pré-natal, cartão do idoso, medicamentos para hipertensão e diabetes, até as mais complexas no nosso estande”, explicou Silvia Viana.

GUIA DA SAÚDE PARA GESTORES MUNICIPAIS

O Instrumento amplifica as ferramentas de planejamento de que os municípios dispõem e possibilita beneficiar a população com os resultados alcançados.

Disponível no site da SES (http://www.saude.ma.gov.br/)

Gestão Tripartite

Conhecendo a SES

Políticas e Programas da Saúde

Saúde Regionalizada

Instrumentos de Planejamento

Cadastros e Sistemas

Espaço do Gestor

Nenhum comentário:

Postar um comentário