12 dezembro, 2016

Governador Flávio Dino lamenta morte do deputado João Castelo e presta últimas homenagens

Governador Flávio Dino lamenta morte do deputado João Castelo e presta últimas homenagens
O governador Flávio Dino, acompanhado de secretários e assessores, participou, na manhã desta segunda-feira (12), do velório do deputado João Castelo (PDSB), realizado no Plenário da Assembleia Legislativa. Flávio Dino, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Antônio Imbassahy, chegaram juntos ao velório de João Castelo.

Flávio Dino abraçou fortemente a viúva, a ex-prefeita de São Luís Gardênia Gonçalves, e a ex-deputada e filha de João Castelo, Gardeninha Castelo. O governador ressaltou o legado de Castelo para o Maranhão:

“João Castelo foi homem público por praticamente cinco décadas. Sem dúvida deixou marcas muito importantes. É uma perda para a política do Maranhão. Temos que ter muita solidariedade com sua família. Estou em meu nome, em nome da minha família e de todo o Estado. Um exemplo de seu legado é o projeto Italuís, que continua sendo uma grande prioridade”, enfatizou Flávio Dino.

Entrevistado por jornalistas e radialistas, Flávio Dino acrescentou que Castelo foi governador do Maranhão, senador e prefeito de São Luís, deixando sua marca na história do Estado. Estava no quinto mandato de deputado federal, além de já ter exercido outros cargos, como presidente Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

João Castelo morreu no domingo (11) aos 79 anos em São Paulo, onde estava internado desde o fim de outubro. No quinto mandato como deputado federal, o parlamentar foi também prefeito de São Luís, entre 2009 e 2012, e governador do Maranhão de 1979 a 1982. Entre 1983 e 1991 foi senador.

O vice-governador, Carlos Brandão, que também é o presidente estadual do PSDB no Maranhão, falou também no velório. “Castelo, sua história fala por si só, prestou muito serviço ao estado. Ocupou vários cargos no legislativo e executivo, foi um homem que realizou muitas obras, deu sua contribuição ao partido do qual foi presidente”.

Em nota, a bancada do PSDB na Câmara Federal expressou os pêsames pelo ocorrido.
Confira a íntegra do texto:

“Com profundo pesar, a bancada do PSDB na Câmara dos deputados lamenta o falecimento do deputado Federal João Castelo, ocorrido na manhã deste domingo na cidade de São Paulo em razão de complicações pós-cirúrgicas.

Aos 79 anos, Castelo cumpria o seu quinto mandato na câmara Federal. Com uma longa história de serviços prestados ao seu estado – foi governador do Maranhão, senador e prefeito de São Luís. Em todas as funções deixou a marca da eficiência e de seu elevado espírito público.

“Nossa solidariedade e orações a sua família, amigos e ao povo do Maranhão por essa irreparável perda. João Castelo fará muita falta a nossa bancada, que tem por ele um profundo respeito pela sua trajetória, seus princípios e sua experiência na vida pública.”

Também compareceram muitos nomes importantes da política maranhense, entre os quais o senador Roberto Rocha (PSB), os deputados federais Weverton Rocha, Juscelino Filho, Eliziane Gama, Deoclides Macedo, Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara dos Deputados, entre outros.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário