20 maio, 2021

MARANHÃO EM ALERTA! Governo confirma primeiro caso provocado por variante indiana em tripulante de navio

O governo do Maranhão confirmou o primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia. Ela foi identificada em um paciente indiano que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na semana passada.

O secretário de Saúde, Carlos Lula fará esclarecimentos sobre navio, destinado ao Porto da Vale, que está ancorado em alto mar com pacientes atingidos pelo coronavírus em entrevista coletiva  às 10h.

O governo do Maranhão informou no domingo que foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente, um homem de 54 anos, tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado.

Segundo as informações divulgadas no domingo, um teste já havia confirmado o diagnóstico, mas ainda não havia sido identificada qual cepa do coronavírus causou a doença. Uma amostra do vírus foi enviada ao Instituto Evandro Chagas para realizar o sequenciamento genômico.

Será realizada uma coletiva de imprensa com Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, nesta quinta-feira, para tratar do assunto.

A variante indiana B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global”.

— Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada [da variante indiana] — disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em Covid-19, em uma entrevista coletiva na semana passada.

A Secretaria de Saúde do Maranhão informou que no domingo uma equipe técnica inspecionou o navio para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos.

“Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís”, informa a nota.

Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, 21 de pessoas assintomáticas e duas sintomáticas. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para sequenciamento genômico.

Segundo o governo do Maranhão, depois disso 13 tripulantes do navio apresentaram teste positivo para a Covid-19.

No domingo, a Secretaria de Saúde do estado também informou que os 24 tripulantes embarcaram no navio Mv Shangon Da Zhi na África do Sul, na Cidade de Cabo.

Informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário