29 maio, 2012

Márcio Jerry recebe título de cidadania em concorrida solenidade

O presidente do PCdoB São Luís, jornalista Márcio Jerry, recebeu nesta segunda-feira (28), pela manhã, na Câmara Municipal, o título de Cidadão de São Luís numa solenidade com plenário e galeria lotados de militantes e lideranças políticas da cidade.
 
A iniciativa foi do vereador Geraldo Castro(PCdoB), para quem o “homenageado marcou em três décadas sua presença na cena política de São Luís sempre com muito dinanismo, competência e coerência”. Geraldo lembrou a trajetória de Jerry desde que chegou de Colinas, terra natal, para estudar na capital em que teria uma forte atuação como militante do movimento estudantil e partidário.
No seu discurso, Jerry destacou fatos da história política de São Luís nestes 30 anos e fez menções em homenagem, entre outros, a Haroldo Sabóia, Renato Archer, Zé Mário Ribeiro da Costa, Ananias Neto, Cordeiro Filho, Aldionor Salgado, Freitas Diniz, Maria Aragão, William Moreira Lima e a Flávio Dino, cujas campanhas para prefeitura de São Luís e governo do Maranhão foi o coordenador geral.
No seu aplaudido discurso, fez referência ainda à política como “expressão da poesia”, para lembrar a contribuição dada à cidade por pessoas como Nascimento Morais Filho, Carlos de Lima, Cristóvão Alô Brasil, César Teixeira, Antonio Vieira, Nauro Machado e José Chagas. “Buscar sempre o bem comum, a construção da felicidade para todos, é um desafio e uma realização poética”, recitou.
Presenças – A solenidade contou com a presença de quase todos os vereadores de São Luís, deputados estaduais Othelino Neto(PPS), Eliziane Gama(PPS) e Rubens Pereira Júnior(PCdoB); deputado federal Weverton Rocha(PDT); ex-governador José Reinaldo Tavares(PSB); ex-prefeito Tadeu Palácio(PP) e dezenas de militantes do PCdoB, que no encerramento do ato entoaram o tradicional “um, dois, três, quatro, cinco mil, e viva o Partido Comunista do Brasil”.
História
Natural da cidade maranhense de Colinas, Márcio Jerry Saraiva Barroso veio para São Luís em 1982, com o objetivo de cursar o então segundo grau. Tornou-se aluno do Colégio Meng e entrou, logo em seguida, no movimento estudantil secundarista de São Luís, com ênfase especial no movimento das Diretas Já e, fracassada a Emenda Dante Oliveira, na defesa do movimento Tancredo Já.
Nessa época, Márcio Jerry integrou a Juventude Viração, ligada ao PCdoB, partido que ainda estava na ilegalidade e por isso atuava por dentro do PMDB, através da corrente denominada Bloco Popular. Candidato pelo Bloco Popular, Márcio disputou a eleição do PMDB Jovem, tendo sido eleito para integrar a direção como membro sem funções específicas.
Ingressou no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e continuou a atuar no movimento estudantil, sendo eleito secretário e depois presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Após graduar-se em Jornalismo pela UFMA, trabalhou em várias assessorias de comunicação, como Projeto Rondon, Instituto do Homem, Sindicato dos Bancários; em empresas de comunição, como Rádio Universidade e TV Educativa, onde fez o estágio curricular; foi professor de Jornalismo da UFMA. Na prefeitura de São Luís, coordenou a Comunicação do Programa Orçamento Participativo, durante o ano de 1997. Fundou e dirigiu a Revista Desenvolvimento e Cidadania, o Jornal Parceiro e a série sobre a realidade maranhense intitulada Estudos e Pesquisas. Atuou ainda como assessor parlamentar, secretário de Comunicação do Município de Imperatriz e em vários movimentos sociais. É também um dos fundadores da Associação Maranhense de Imprensa (AMI).
Márcio Jerry filiou-se ao PT no fim do ano de 1985. Saiu do partido no final de 2006 para filiar-se ao PCdoB, retomando, com isso, o caminho interrompido duas décadas atrás. Desde 2007, Jerry preside o Comitê Municipal do PCdoB São Luís. Foi coordenador geral das campanhas de Flávio Dino a prefeito da capital, em 2008, e ao governo do Maranhão, em 2010.

John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário