15 maio, 2012

Cordino surpreende, vence o São José e rebaixa o Moto Club

SÃO LUÍS - Na abertura da rodada dupla no estádio Nhozinho Santos, em jogo válido pelas semifinais do returno do Campeonato Maranhense, o Cordino surpreendeu e venceu o São José por 1 a 0 e garantiu uma vaga na decisão do segundo turno. O gol da Onça foi marcado por Marlon.
Com o resultado, a equipe de Barra do Corda garantiu não só a vaga na final do returno, como também se livrou da ameaça de rebaixamento para a segunda divisão. Além disso, pela primeira vez em sua história a Onça venceu um jogo fora de casa.
Devido à vitória do Cordino, foi definido o segundo rebaixado para a Série B do Maranhense: o tradicional Moto Club, uma das maiores torcidas do Maranhão, amarga o segundo rebaixamento em sua história (a primeira queda foi em 2009) e vai disputar a 2ª Divisão maranhense junto com o Sabiá de Caxias, em 2013.

Jogadores do Cordino comemoram vitória sobre 
o São José. (Foto: De Jesus/O Estado)

O jogo
Em um jogo que três equipes tinham interesses em disputa, a equipe que não estava em campo se fez presente com a torcida: precisando de um empate do São José para escapar do rebaixamento, muitos torcedores do Moto estiveram presentes no Municipal, com direito até a bandinha para incentivar o Peixe-Pedra, que começou melhor no jogo e passou a pressionar os visitantes, mas sem grandes chances.
Sem boas oportunidades, a equipe do São José pressionava na bola aérea, com cruzamentos para a área e escanteios, mas esbarrava em uma boa atuação dos visitantes, especialmente do goleiro Júnior. Do outro lado, Ulisses, artilheiro do campeonato, não conseguia se livrar da marcação do São José.
Mesmo tendo dificuldades na partida, o Cordino conseguiu uma boa chance e abriu o marcador: aos 33 minutos, Marlon conseguiu furar a defesa do São José e inaugurar o placar a favor da equipe de Barra do Corda, para desespero dos torcedores ribamarenses e, especialmente, dos torcedores motenses. Com o gol, a Onça passou a pressionar, mas não conseguiu ampliar a vantagem.

 São José tenta, mas não consegue ajudar o Moto
Precisando do empate para se classificar e salvar o Moto da degola, o São José voltou ao segundo tempo dominando as ações, mas sem grandes chances iniciais. O Cordino, por sua vez, mostrava satisfação com o resultado e procurava apenas se defender para segurar o resultado que lhe daria a classificação e a permanência na elite.
Sem obter sucesso na tentativa do empate, o treinador Ronaldo Bagé colocou mais um atacante em campo para se juntar ao trio ofensivo formado por Wescley, Serginho e Felipe, este último entrando no intervalo no lugar de Jonathan. Entretanto, o Peixe-Pedra parecia sentir a ausência do atacante Pimentinha, destaque da equipe que cumpria suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Os quatro atacantes do São José só tiveram uma boa chance de marcar, após cruzamento de Wescley, que foi defendido por Júnior e resvalou na trave.
O Cordino se defendia de qualquer maneira e buscava os contragolpes, mas não conseguia definir o jogo. Nos minutos finais, na base do desespero, o São José lançava a bola para o ataque, mas não passava da defesa do Cordino, que segurava o resultado esperando o apito final.
Quando o fim do jogo foi definido, a festa foi dos visitantes, que quebraram um tabu de não vencer como visitante, garantiram a vaga na final do returno e ainda escaparam do rebaixamento. Para o São José, uma eliminação doída, dentro de casa, tirando as chances de título do Peixe-Pedra. Já para os motenses, restou a tristeza e a decepção por mais um rebaixamento em sua história. 

Gustavo Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário