01 dezembro, 2011

Dutra faz novo apelo à Dilma e diz que situação no MA é grave

Deputado avaliou como positivo diálogo dos parlamentares com os grevistas e o Comando do Exército, e reafirmou que as reivindicações dos policiais são justas

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) voltou a falar ontem, no Plenário da Câmara, por duas vezes, sobre a situação da segurança pública no estado do Maranhão, onde Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários e delegados da Polícia Civil do Maranhão estão em greve há uma semana, e avaliou como positivo o diálogo com os grevistas e o Comando do Exército, na segunda-feira (28).

- Realizamos uma série de reuniões com o propósito de fazer a intermediação entre o movimento grevista e governo do Estado, ouvindo as reivindicações da categoria e ao mesmo tempo buscando o atendimento desses pleitos, e assim por fim à greve – explicou o parlamentar, autor da proposta de realização de uma reunião da bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional, em São Luís.

COMISSÃO DE PARLAMENTARES – Da bancada maranhense, além do deputado Domingos Dutra, participaram das negociações os deputados Ribamar Alves (PSB), Waldir Maranhão (PP) e Weverton Rocha (PDT). À convite de Domingos Dutra, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, Mendonça Prado (DEM/SE) foi a São Luís ouvir as reivindicações dos policiais e ver de perto a situação. Os deputados estaduais Bira do Pindaré, Liziane Gama e José Carlos também participaram das reuniões.

Os parlamentares estiveram na assembleia geral dos policiais no pátio da Assembleia Legislativa, depois se reuniram com o comando da Polícia Militar, e ainda com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo.

Por mais de 2 horas, o grupo esteve reunido também com o Comando do Exército, mais precisamente com o General Gomes, Coronel Medeiros Filho e comandante do 24º Batalhão de Caçadores, Coronel Peregrino.

- Fomos lá para chamar a atenção do Exército, no sentido de ter cautela nas suas ações. Foi uma reunião de alto nível e fomos compreendidos – avaliou Domingos Dutra.

NOVO APELO A DILMA – Na terça-feira (29), no Plenário da Câmara, o parlamentar voltou a fazer um apelo à presidente Dilma Rousseff que mande para o Maranhão, imediatamente, representantes do Ministério da Justiça, da Secretaria dos Direitos Humanos e ministérios civis para poder fazer um relato completo da situação, e que envolva a versão do Governo e a versão dos militares que estão em greve.

Domingos Dutra sugeriu que o governo federa determine ao Exército brasileiro e ao Ministro da Defesa que qualquer ação do Exército do Maranhão, antes de seu cumprimento, seja comunicada à Presidenta Dilma para que somente ela possa determinar a realização de certas ações, porque – repito o que eu disse há uma hora -, se o Exército tentar desocupar a Assembleia Legislativa, vão morrer soldado do Exército, militares, policiais civis, militares do Corpo de Bombeiros, mulheres e filhos de militares.

-A situação no Maranhão é muito grave- destacou o parlamentar.

APOSTANDO NO CAOS – O deputado informou, ainda, que a governadora Roseana Sarney nem recebeu a bancada federal do Maranhão, nem o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Ela não recebeu ninguém porque está apostando no caos e, juntamente, com seu pai, moveram todas as peças para impedir que um membro da Comissão de Segurança da Câmara fosse ao Maranhão .

Domingos Dutra refirmou que as reivindicações dos policiais são mais do que justas e voltou a fazer um apelo ao governo do estado para cumprimento dos pleitos.

- O que eles estão pedindo é reposição salarial, anistia administrativa e criminal, caso haja punição aos grevistas, mudanças no Regulamento Disciplinar elaborado pelo Exército e alterações na Lei de Promoção, que não tem sido respeitada – enfatiza o deputado.

- Espero que a governadora Roseana Sarney acorde do sono profundo em que ela se encontra e cumpra a promessa que fez durante a campanha eleitoral de fazer o melhor governo da vida dela e respeite a população maranhense, pois, qualquer tragédia que ocorra no estado envolvendo o exercito brasileiro e policiais militares, a responsabilidade será da governadora Roseana – acentuou o parlamentar.

Garrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário