15 dezembro, 2011

PCdoB São Luís entrega Prêmio José Augusto Mochel 2011


O Comitê Municipal do PCdoB/São Luís e o deputado estadual Rubens Júnior farão nesta sexta, 16, às 18 horas, a entrega do Prêmio José Augusto Mochel 2011 em solenidade no auditório Fernando Falcão da Assembléia Legislativa do Maranhão. O presidente da Embratur, Flávio Dino, participará do evento.

O Prêmio José Augusto Mochel 2011 homenageará a Cáritas e o Fórum do Baixo Parnaíba, na categoria premiação institucional. A homenagem póstuma será dedica ao ex-vereador do PCdoB em Paço do Lumiar, Pedro Careca. Os demais homenageados serão o cantor e compositor César Teixeira; o padre Jean Marie Van Damme; o sindicalista Júlio Guterres; a sindicalista Maria de Jesus Gamboa, a Roxinha; e o casal de militantes e dirigentes históricos do PDT, Reginaldo e Maria Lúcia Telles.

O Prêmio José Augusto Mochel foi instituído pelo PCdoB e o então deputado federal Flávio Dino para homenagear militantes, lideranças políticas e entidades da sociedade civil que tenham se dedicado à luta democrática, popular e socialista no Maranhão. Atualmente o Prêmio é organizado por um comitê coordenado pela professora Elba Gomide Mochel.

O Prêmio reverencia a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 88, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar. Participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, à época o espaço de atuação do PCdoB, que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.


Prêmio José Augusto Mochel
2007
Prêmio Institucional – Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos
Homenagem póstuma – José Augusto Mochel

Homenageados:
William Moreira Lima
Neiva Moreira
João Francisco
Antonio Campos
Manoel da Conceição

2008
Prêmio Institucional – Associação de Saúde da Periferia – ASP
Homenagem póstuma – Maria Aragão

Homenageados:
Ananias Neto
Walter Rodrigues
Helena Heluy
Lindalva Barros

2009
Prêmio Institucional – Comissão Pastoral da Terra
Homenagem póstuma – Raimunda Dica

Homenageados:
José Ribamar Heluy
Eurico Fernandes
Renato Rabelo
Maria Ribeiro
D. Xiles Xavier
Walter Sorrentino * entregue em 2010

2010
Prêmio Institucional – FETAEMA
Homenagem póstuma – Orquimar Guterres e Magno Cruz

Homenageados:
Francisco Gonçalves
Márlon Reis
José dos Santos(Mestrinho)
Zezé Costa
Etelvino Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário