11 março, 2011

Tsunami atinge o Japão após forte terremoto


caos na Ásia

O Globo

A costa nordeste do Japão foi sacudida nesta sexta-feira por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter que gerou uma tsunami de dez metros que arrastou carros e construções no litoral perto do epicentro. Ao menos 36 pessoas morreram e várias ficaram feridas na cidade de Fukushima, no norte do país, segundo a rede de televisão pública NKH.


De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há registros de vítimas brasileiras na tragédia . Segundo ele informou, há 240 mil brasileiros no país, mas a maioria se concentra em Tóquio.
Veja imagens da destruição causada pela tsunami

É o maior terremoto a sacudir o Japão em 140 anos. A tsunami arrasou tudo o que encontrou em sua
passagem, incluindo casas, carros, prédios incendiados e embarcações. Cerca de quatro milhões de casas estão sem energia elétrica em Fukushima. O tremor deixou muitos feridos, causou incêndios e formou um muro de água ao longo da costa, levando a emissão de alertas para as pessoas se afastarem em direção a áreas mais altas.
Está no Japão? Envie seu relato,
foto ou vídeo

O alerta de risco de tsunami emitido nesta sexta-feira depois do terremoto se refere a toda a costa do Pacífico, com exceção da parte continental dos Estados Unidos e Canadá, informou o Centro de Alertas de Tsunami dos EUA no Pacifico. O México e a América do Sul também foram avisados.

O alerta de tsunami foi direcionado aos seguintes países: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru.

Austrália e Nova Zelândia, que estavam na lista inicial, foram depois removidos.

As Filipinas, Taiwan e Indonésia emitiram alertas de tsunami, revivendo memórias da enorme tsunami que atingiu a Ásia em 2004.

Houve várias réplicas do tremor muito fortes. Em Tóquio, os prédios oscilaram violentamente.

O terremoto aconteceu às 14h46m (2h46m no horário de Brasília) e foi seguido quase meia hora depois por uma série de réplicas, entre elas uma com uma magnitude de 7,4 graus.

As imagens da televisão
pública NHK mostraram inundações em vários povoados da costa japonesa, onde dezenas de carros, barcos e prédios foram arrastados pelas águas.

A emissora mostrou um enorme muro de água arrastando escombros e incluindo incêndios em uma zona agrícola costeira perto da cidade de Sendai, com uma população de um milhão de pessoas.

A NHK também exibu chamas e fumaça negra saindo de um edifício em Odaiba, um subúrbio de Tóquio, e o tráfego de trens bala em direção ao norte do país foi suspenso. Em Tóquio foram desativados os serviços de metrô e de trens suburbanos, e passageiros foram retirados do aeroporto de Narita.

Também foi vista fumaça elevando-se sobre uma zona industrial na área de Isogo, em Yokohama.

A televisão também exibiu imagens de embarcações, carros e caminhões flutuando na água depois de uma tsunami ter atingido a cidade de Kamaichi, no norte do país.

A agência de notícias Kyodo disse que havia informações de incêndios em Sendai, onde as ondas arrastaram os carros na estrada em direção ao aeroporto. A prefeitura de Wakayama ordenou a retirada de 20 mil pessoas depois de emitir alertas de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou anteriormente que terremoto tinha magnitude de 7,9 graus e que seu epicentro estava localizado a 24 quilômetros de profundidade e a 130 quilômetos a leste de Sendai. Depois atualizou a magnitude do tremor para 8,9 graus.

A costa nordeste do Japão, chamada de Sanriku, sofreu o impacto de terremotos e tsunamis no passado, e na quarta-feira foi registrado um terremoto de 7,2 graus.

Em 1933, um terremoto de magnitude de 8,1 graus na área causou cerca de 3 mil mortes, e no ano passado algumas instalações pesqueiras sofreram danos depois de uma tsunami provocada por um terremoto no Chile.

Os tremores são comuns no Japão, uma das áreas com maior atividade sísmica do mundo. No país ocorrem cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6 ou superior que ocorrem no mundo.

As autoridades avaliam os danos causados pelo terremoto, mas até agora não foram divulgados detalhes.

Cerca de 30 minutos após o tremor, vários edifícios altos seguiam oscilando em Tóquio, enquanto deixaram de funcionar sistemas de telefones móveis. A Guarda Costeira do Japão estabeleceu um grupo especial para serviços de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário