28 março, 2011

Rubens Júnior destaca os 89 anos de fundação do PCdoB



O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) destacou, na sessão desta quinta-feira (24), os 89 anos de fundação do partido, cuja data de comemoração, na sexta-feira, foi marcada com a realização de uma sessão especial na Câmara Municipal de São Luís. O parlamentar disse que a longa história da sigla é um exemplo que as legendas brasileiras deveriam seguir e o assunto ser tratado na reforma política em discussão no Congresso Nacional.

Rubens Pereira Júnior garantiu que a longa história do PC do B “é uma demonstração de que o partido pode contribuir fortemente” com o fortalecimento da vida partidária brasileira porque traz na veia “os ensinamentos do difícil século XX, que se foi, e um frenético século XXI que se impõe”.

De acordo com o deputado, “a existência de partido político no Brasil não é fácil, a construção de partidos nacionais é obra do desmonte da ditadura varguista do Estado Novo”, mas graças à Constituição de 1946, “quando ainda engatinhávamos na República, da qual o Partido Comunista do Brasil é seu filho e guardião”, a vida partidária brasileira teve uma sobrevida até a o regime militar de 64 e nova abertura com a redemocratização nas décadas seguintes. “De todas as formas, por todos os lados nós, República e Partido Comunista do Brasil, somos atacados, mas estamos vivos e ativos”, garantiu.

Ele contou que em seus 89 anos de existência o partido viveu apenas 28 anos na legalidade, “o que prova que com mandatos ou sem estamos nas trincheiras na defesa do país, em sindicatos, movimento estudantil, nos campos e nas cidades há militantes do PCdoB levando as bandeiras do povo brasileiro”.

Rubens Júnior fez também homenagem aos líderes históricos do partido, Astrogildo Pereira, Luis Carlos Prestes e João Amazonas. Homenageou também o atual presidente nacional da legenda, Renato Rabelo e a vice Luciana Santos; e o presidente estadual do partido, ex-deputado federal Flávio Dino, além de outros nomes da sigla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário