29 dezembro, 2022

Pelé morre aos 82 anos


Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, após complicações em função de um câncer no cólon.

O diagnóstico ocorreu em setembro de 2021 e, na mesma época, o maior jogador da história do futebol foi submetido a uma operação para remover o tumor e passou quase um mês sob cuidados médicos.

No entanto, a doença evoluiu para metástase (quando o câncer se "espalha") para o fígado, intestino e pulmão.

No início de dezembro, o Hospital Israelita Albert Einstein deixou de tratá-lo com quimioterapia e Pelé ficou sob cuidados paliativos. Com a mudança no tratamento, ele deixou de ser submetido a terapias invasivas e passa apenas ser tratado com medidas de conforto para aliviar a dor.

Nos últimos momentos de vida, a família acompanhou de perto Pelé, ficando a todo momento ao lado do Rei.

Pelé nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Filho de João Ramos do Nascimento (também ex-jogador de futebol, conhecido como Dondinho) e Celeste Arantes do Nascimento, o rei deu seus primeiros chutes no futebol em Bauru, no interior de São Paulo.

Tricampeão mundial, maior artilheiro da história do futebol e o maior jogador de todos os tempos, Pelé acumulou títulos e recordes ao longo de sua carreira, atuando por Santos, New York Cosmos e seleção brasileira.

Foram 1283 gols ao longo de sua carreira. Com a camisa do Peixe, Pelé balançou as redes 1091 vezes. Com a seleção brasileira, somando jogos oficiais e amistosos, são 95 tentos e outros 64 gols pelo Cosmos.

Contestados por alguns e exaltados por outros, os 32 gols restantes na lista de Pelé foram anotados por jogos combinados. Do Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário