25 dezembro, 2022

Bolsonaro irá para resort de luxo de Trump nos EUA e não passará faixa para Lula

A viagem está programada para o próximo dia 28, antes do término do mandato. Bolsonaro teria dito a amigos que “pretende descansar por um ou dois meses” na Flórida

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu ir para um resort de luxo de Donald Trump nos Estados Unidos para escapar de seu compromisso com a entrega da faixa presidencial para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é da colunista do Uol Thaís Oyama.

Segundo ela, Bolsonaro disse a amigos que passará uma temporada no condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. A propriedade do ex-presidente dos Estados Unidos, ídolo de Bolsonaro, abriga um resort de luxo.

A viagem está programada para o próximo dia 28. Bolsonaro teria dito a amigos que “pretende descansar por um ou dois meses” na Flórida. A reportagem não conseguiu confirmar se Bolsonaro ficará na propriedade de Trump ou em outra casa. E também não há informações sobre os seus acompanhantes nessa viagem ao exterior quando deveria estar no Brasil.

A decisão indica que os seus aliados próximos não conseguiram convencê-lo a passar a faixa para Lula. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, amigos que exercem influência sobre o presidente têm procurado demonstrar a ele que, no atual cenário de radicalização do país, cumprir essa obrigação do cargo pode soar como um “ato de grandeza” de sua parte.

Bia Kicis disse que Bolsonaro não passa a faixa

Em entrevista ao Correio Braziliense nesta sexta-feira (23), a deputada bolsonarista Bia Kicis (PL) disse que não acredita que Bolsonaro passará a faixa. Segundo a parlamentar, Bolsonaro não fará a passagem em 1° de janeiro. “Não acredito que ele, pessoalmente, faça essa passagem da faixa. Mas alguém fará (a passagem)”, disse, destacando que ele se recolhe cada vez mais.

A notícia da viagem de Bolsonaro para o Exterior, antes de encerrar seu mandato repercutiu intensamente. Há quem acredite que ele estaria em fuga, tentando evitar uma possível prisão assim que perder o foro privilegiado. Ou mesmo “chateado”, já que não consegue superar a derrota. Mas há também aqueles que não vêem na notícia nenhuma surpresa.

“A gente normalizou tanto os absurdos do presidente que essa decisão é esperada. Mas é um rompimento histórico de uma tradição democrática. Passar a faixa é um símbolo do respeito à Constituição. Bolsonaro ficará marcado para sempre como o presidente inimigo da democracia”, disse a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), em sua conta no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário