26 setembro, 2011

Capoeira no curso de Educação Física em Barra do Corda


Os alunos do Curso Superior de Educação Física do Instituto Parâmetro de Educação, o IPAE de Barra do Corda protagonizaram uma experiência pioneira na região Central do Maranhão, os 25 alunos da turma participaram intensamente das atividades da disciplina Capoeira oferecida pelo IPAE.

Ministrada por Irapuru Iru Pereira, professor de Capoeira graduado pelo Centro Cultual Mestre Patinho e docente de nível superior na área de História, a disciplina Capoeira levou aos alunos da Educação Física contato com o rico debate acadêmico existente sobre a Capoeira, sua história, suas interpretações e estilos e sobre as relações entre a Capoeira e a Educação Física.

Na tarde de sábado 24, no Clube de Mães de Barra do Corda, no Centro, foi um dos momentos da prática proporcionados pela disciplina. Com a participação dos integrantes do Trabalho Educacional Ação Roda Mundo, da Secretaria Municipal de Educação e dos Angoleiros da Barra, o GABA Capoeira Angola, aconteceu uma Roda de Capoeira, vivência importantíssima para a compreensão desse grande patrimônio cultural que é a Capoeira.


A opção pela Capoeira como disciplina do currículo do Curso de Educação Física, se deu diante da grande difusão que essa atividade física vem tendo em nossa região e da riqueza e amplitude cultural que ela representa, justifica a professora Marinete Moura, coordenadora do IPAE em Barra do Corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário