20 setembro, 2011

Aliado de Sarney é convidado para posto número 2 do Turismo

Divulgação/Seplan

Aliado do família Sarney, o secretário do Planejamento do Maranhão, Fábio Gondim, foi convidado para assumir a secretaria-executiva do Ministério do Turismo. O posto é o número 2 na hierarquia da pasta.

Gondim havia assumido a pasta de Planejamento no Maranhão no lugar do peemedebista Gastão Vieira, agora ministro do Turismo.

Engenheiro civil e concursado, Gondim foi consultor do Orçamento no Senado e reconhecido por ter capitaneado o portal Siga Brasil sistema de acompanhamento dos gastos de Orçamento da Casa Legislativa.

Já Vieira foi escolhido pela presidente Dilma para assumir a pasta do Turismo no último dia 14. Ele também é ligado à família do senador José Sarney (PMDB-AP) e foi secretário de Planejamento e Educação no Maranhão, na gestão da filha do ex-presidente, Roseana Sarney.

Ele substituiu Pedro Novais no cargo, que pediu demissão após a Folha revelar que o ex-ministro cometeu irregularidades com dinheiro público. Novais foi o quinto ministro a deixar o governo Dilma.

A Folha apurou que o Novais não pretendia pedir demissão, e que só deixaria o cargo caso fosse a vontade da presidente. Porém, após pressão de seu partido, o PMDB, e da própria presidente, ele acabou requerendo a exoneração durante reunião na Vice-Presidência.

Na carta de demissão, ele diz que cumpre o "dever" de pedir exoneração do cargo. A inclusão da palavra, segundo a reportagem apurou, foi uma exigência do ministro.

Daniela Lima

Da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário