07 setembro, 2011

150 da Morte de Mello Uchôa – 07.09.1861 / 07.09.2011

Melo Uchôa, fundador de Barra do Corda

Álvaro Braga

No próximo dia 7, quarta, dia da Independência do Brasil, também comemorar-se-á o aniversário de 150 anos do falecimento do fundador de Barra do Corda, o cearense Manoel Rodrigues de Melo Uchôa.

A data foi descoberta graças à pertinácia do saudoso professor Galeno Edgar Brandes, que em seu livro Barra do Corda na História do Maranhão desmistifica a versão de que o fundador teria falecido em 1866, e prova com documentos que nessa data ele já era falecido, veja:

“Sobre Melo Uchôa, a Monografia do Município do ano de 1930 registra: “O inolvidável fundador de Barra do Corda faleceu a 7 de setembro de 1861”.

Para a data tão significativa para nossa história, vamos presentear a cidade com o rosto do fundador da Barra, sonho antigo dos cordinos.

Encomendamos um quadro, que será tornado público no dia 7 de setembro, e registramos o fato histórico em Cartório, com os seguinte teor:

R E Q U E R I M E N T O

Dra. Iolanda Nepomuceno Silva

Tabeliã do Cartório do 2º Ofício

Barra do Corda – MA

Vimos por meio deste requerer o registro de uma pintura em quadro, emoldurado em estilo barroco, com forro de duratex, realizado utilizando-se a técnica de óleo sobre tela, prevalecendo as cores em tons envelhecidos, em uma superfície porosa, com a dimensão de 01 (um) metro por 80 (oitenta) centímetros.

A pintura em questão é um retrato artístico estilizado do fundador de Barra do Corda, o cearense Manoel Rodrigues de Melo Uchôa, que fundou a cidade no dia 03 de maio de 1835, no exato lugar da confluência dos rios Corda e Mearim, atual Porto da Sapucaia.

Para se chegar às feições mais próximas do rosto original, intensas pesquisas foram diligenciadas e com base em relatos da bisneta Mariínha Miranda e do bisneto José Maria de Mirada Uchôa, que afirmou, que se fosse produzido no futuro um retrato de seu bisavô, este deveria possuir a indumentária de um bandeirante. Esse fato foi testemunhado por Eurico Arruda e pelo falecido pintor Alcebíades Lopes.

Uma efígie então tomou forma, somando-se às características físicas, as pesquisas históricas e os relatos testemunhais, que apontaram para o rosto do neto legítimo Marcelino Miranda, com alguns traços de José Maria Uchôa.

A histórica obra de arte foi idealizada ainda em 2008 pelo historiador Álvaro Braga, que concluiu ser o ano de 2011, o ano ideal para a apresentação do quadro do fundador a toda a sociedade de Barra do Corda, mais precisamente no dia 07 de setembro de 2011, ocasião em que se comemoram 150 anos de sua morte: 1861 – 2011, de acordo com descobertas do professor Galeno Edgar Brandes, em seu livro Barra do Corda na História do Maranhão, que nos diz, ainda, que o fundador foi enterrado em uma cova rasa, no cemitério São Benedito, local onde atualmente encontra-se a Praça Gomes de Castro, mais conhecida como Praça do Sítio.

Coube a honrosa tarefa de ser o primeiro a pintar a efígie de Melo Uchôa, ao grande artista das cores, o pintor Pedro Luz, que não mediu esforços para transmitir para a tela todas as informações de que dispunha e legar para a posteridade essa magnífica obra de arte.

Barra-cordenses, eis Manoel Rodrigues de Mello Uchôa, o fundador de Barra do Corda!

Barra do Corda (MA), 25 de agôsto de 201

Álvaro Venícius de Oliveira Braga – Historiador”

Após a divulgação do quadro, outras homenagens ao fundador serão levadas ao conhecimento público até o final do ano, como o Painel: “A Fundação de Barra do Corda”, idealizado pela diretora da Casa da Cultura, dona Alda Brandes e pintada por Pedro Luz.

A secretária de Cultura do município, Tâmara Pinto já solicitou deste autor uma foto do quadro para efetuar estudos, visando a feitura de uma estátua, a ser colocada na Praça que leva o nome de Melo Uchôa.

Fazemos votos que tudo se realize a contento, e que a Barra pague finalmente um débito imenso que tem com a figura de seu fundador, e que nossa cidade dê mais um passo rumo ao seu resgate cultural.

Álvaro Braga, membro da Academia Barra-Cordense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário