11 julho, 2011

Valéria Macedo propõe implantação da Uema em Porto Franco



A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) deu entrada nesta sexta-feira (7), na Assembleia Legislativa, numa indicação onde solicita da governadora Roseana Sarney e do reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, todas as medidas administrativas, acadêmicas e legais necessárias ao encaminhamento de Projeto de Lei criando o Centro de Estudos Superiores de Porto Franco CESPF –, com aporte de recursos orçamentários e financeiros no orçamento de 2012 a ser encaminhado a Assembléia no segundo semestre deste exercício financeiro de 2011, para implantação do Centro ainda no exercício de 2012.

Ainda a título de indicação a parlamentar encaminhou o anteprojeto de lei a ser enviada a Assembléia Legislativa pela covernadora para criação do centro, inclusive com seus anexos relativos a cargos em comissão e efetivos.

Em sua proposição Valéria informa que o município de Porto Franco na região da Chapada das Mesas, com uma área total de abrangência de 16.747,6 Km2 e população regional de 110.853 - segundo dados do IBGE -, formada por 8 municípios - além de atender demandas dos municípios de São Pedro dos Crentes, Sítio Novo, Ribamar Fiquene, dentre outros cujas populações mantêm relações sociais profundas e na prestação de serviços com o Município de Porto Franco, especialmente nas áreas da Saúde e Educação.

“É de se anotar que nenhum dos municípios que formam a Região das Chapadas das Mesas tem campus da Universidade Estadual do Maranhão e Porto Franco apresenta atualmente ótimas condições para receber esta unidade de nossa universidade maranhense”, argumenta Valéria.

Atualmente o município de Porto Franco atende a referida região com um Campus da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vários cursos superiores e técnicos e várias turmas do programa da “Darci Ribeiro” da Universidade Estadual do Maranhão, os quais funcionam em imóvel pertencente ao Estado do Maranhão e, atualmente, cedido ao Município de Porto Franco denominado de Unidade Integrada Clarindo Santiago.

“No chamado Maranhão do Sul há profundas carências para cursos na área das engenharias, de modo que Porto Franco reúne hoje as melhores condições necessárias para receber um Centro de Estudos Superiores da Uema, com cursos de engenharia civil, elétrica e agronômica”, destaca a deputada sul maranhense, lembrando que na área de ciências sociais aplicadas está Porto Franco está apto a receber cursos como Administração Privada e Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito. Na área de Ciências da Saúde está apta a receber cursos como Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, dentre outros.

“O cerne do Centro de Estudos Superiores de Porto Franco, porém, deve ser na área das engenharias, que inexistem em a região denominada de Maranhão do Sul”, completa.

CUSTOS

Segundo Valéria, os custos de criação de um Centro da UEMA em Porto Franco serão amenos na medida em que o Estado já conta com um imóvel em boas condições dependente apenas de uma adequada reforma e ampliação para se ter um destacado campus universitário na Chamada Chapada Das Mesas.

“Espero da governadora Roseana em relação à criação do Centro de Estudos Superiores de Porto Franco CESPF, a mesma sensibilidade que ela tem demonstrado em relação ao Curso de Medicina em Imperatriz, que se encontra em avançado processo de implantação, de modo que até o início do exercício financeiro de 2012 este projeto que vai também beneficiar enormemente nossa região se torne realidade”, finaliza Valéria.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário