12 julho, 2011

Oxi chega ao Maranhão




Agora é oficial: realizada a primeira grande apreensão de Oxi no Maranhão, em Bacabal, no último domingo, que resultou na prisão de Francisco Carlos Félix de Sousa, de 35 anos, o Pitu. Com ele haviam 750 gramas de maconha e quatro pedras grandes de Oxi. A droga, de acordo com a polícia, está ganhando espaço no Maranhão. A prisão em flagrante foi realizada pela Polícia Militar do município.

Foram apreendidos ainda equipamentos que seriam usados para guardar e embalar as drogas, como: balde grande de plástico, papel, linha e tesoura. Na ocasião da prisão, os PMs faziam ronda quando identificaram o traficante. Ele estava na esquina da Rua do Cajueiro, bairro Trizidela, acompanhado de outros dois homens, identificados por Pombo e Raimundão. Segundo a polícia, os três estavam comercializando substâncias entorpecentes. Os dois últimos conseguiram se evadir do local.

Francisco Carlos Félix de Sousa foi autuado pelo crime de tráfico de drogas e se encontra detido na Delegacia Regional de Bacabal, onde ficará à disposição da Justiça. A polícia continua na busca dos outros dois homens envolvidos.
De acordo com a delegada Clenir Maria Reis, titular da Delegacia da Mulher de Bacabal, o Oxi é um entorpecente de cor alaranjada e de forte poder viciante, semelhante ao crack. “Já tínhamos informações sobre o Oxi em outras localidades vizinhas. Mas, esta foi a primeira apreensão desse tipo de droga na região”, disse a delegada.
Cada pedra de Oxi, completa, equivale a 38 gramas. “Os traficantes desse tipo de droga já estão preferindo a sua venda, pois é mais barata. Ela, fragmentada, rende um lucro de aproximadamente dois mil reais”, acrescenta ela.

Perigosa e barata

O primeiro atrativo do Oxi é seu potencial alucinógeno. Assim como o crack, o oxi pode estimular em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. A segunda razão é seu preço; é mais barato que o crack. Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, a tendência é que ela se dissemine. A "fórmula" da droga varia de acordo com "receitas caseiras" de usuários. É possível, por exemplo, encontrar a presença de ingredientes como cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica - muitos dos itens podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construção. A variedade amplia os riscos à saúde e dificulta o tratamento.

Sandra Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário