06 setembro, 2022

SEGURANÇA: Equatorial Maranhão divulga importantes informações para que a população evite acidentes com a rede elétrica

Com o intuito de levar informações à população sobre os cuidados com a rede de energia elétrica, a Equatorial Maranhão divulga constantemente informações e dicas de segurança para que todos saibam como se prevenir, a fim de evitar acidentes, já que a energia elétrica é um bem que proporciona conforto, mas que requer atenção e cuidado. 

É importante manter-se sempre informado e consciente dos perigos que se pode encontrar ao lidar com a energia elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão listou algumas dicas de segurança para se prevenir possíveis acidentes elétricos:

Não tente fazer manutenções por conta própria. Manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos não é algo tão simples. É preciso conhecer as especificações e possuir as ferramentas certas, por isso sempre contrate um profissional especializado para realizar essas manutenções;

Ao construir telhados ou realizar a instalação de antenas, execute as atividades longe da rede elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de três metros da rede. Certifique-se que mesmo em caso de queda os equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos. O correto é fazer a construção ou instalação em tempo bom e sem chuva; 

Não faça ligação clandestina. O furto de energia traz risco para quem faz e prejuízos para a população;

Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades e caso a linha encoste na rede elétrica, nunca tente resgatá-la, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Jamais utilize linhas chilenas ou com cerol; 

Não sobrecarregue as tomadas. Se for usar mais de um aparelho eletrônico por vez, não utilize tomadas “T” (benjamins), prefira filtros de linha. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;

Cuidado com fios desencapados. Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa. O ideal é sempre fazer a substituição dos cabos elétricos com duplo revestimento, exemplo do cabo fio pp flexível.

Nesse sentido, para alertar sobre os cuidados necessários com eletricidade, a Equatorial lançou, recentemente a campanha de segurança da distribuidora, que tem como conceito “Evite acidentes com energia. Proteja hoje o seu futuro’’, e consiste na prevenção da vida, saúde e segurança, com objetivo de alertar e conscientizar as pessoas em relação à segurança com rede elétrica.

Depois do sucesso em 2021, a personagem Dona Sônia está de volta como embaixadora da campanha de segurança da Equatorial, para informar de forma bem-humorada e interativa, dicas para ficar longe do perigo com a energia elétrica. O alerta que a campanha traz é muito importante, principalmente nas áreas de construção, em instalação de antenas e com ligações clandestinas, onde acontecem muitos acidentes com eletricidade. Através da divulgação na TV, rádio e redes sociais, essa conscientização será feita com muito humor e leveza levando situações baseadas em fatos cotidianos, que mostram as principais causas de acidentes com a rede elétrica e as medidas para evitá-las. No canal oficial da Equatorial Maranhão no youtube, é possível conhecer a campanha: https://www.youtube.com/watch?v=QQJ-d88l_6M.

Para o executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Palheta, a essência da campanha de segurança é alertar a população sobre a preservação da vida “A energia elétrica proporciona muitos benefícios, desde que utilizada de forma correta. Mas, sabendo dos seus perigos, é preciso que a população faça a sua parte seguindo as dicas de segurança e respeitando as distâncias normatizadas (acima de 3 metros) na hora de construir ou fazer serviços como limpeza ou pintura em prédios e residências por exemplo, e claro, não intervindo na nossa rede. É muito importante tomar todos os cuidados para evitar acidentes com energia, pensando na segurança em primeiro lugar’’, enfatiza Jeová.

A Equatorial Energia orienta periodicamente a população sobre o uso seguro da eletricidade, visando diminuir os acidentes, através das palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras, bem como a realização de investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente). Além disso, a distribuidora fornece material educativo durante o ano todo e divulgação de conteúdos informativos através das redes sociais e canais oficiais.  

A Equatorial reforça ainda que, caso presencie alguma vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, jamais tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, acione também a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Equatorial Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário