23 setembro, 2022

Municípios de Jatobá e Sucupira do Norte recebem salas de acesso virtual à Justiça

PROXIMIDADE DO JUDICIÁRIO E ACESSO À JUSTIÇA

Projeto ‘Justiça de Todos’ aproxima Judiciário de moradores de Jatobá e Sucupira do Norte.
foto/divulgação: 

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) entregou, nos dias 19 e 20 de setembro, mais duas unidades do projeto “Justiça de Todos”, nos termos judiciário de Jatobá (Comarca de Colinas) e Sucupira do Norte (Comarca de Mirador). Com essas, já são 28 salas de acesso virtual à Justiça, no Estado.

Com a instalação dessas unidades, os moradores desses dois município passam a dispor de salas equipadas com computador e acesso à internet, para solicitar informação, atendimento pelos profissionais da Justiça e participar de audiências por videoconferência, dentre outros serviços judiciários prestados de forma remota pelos fóruns daquelas comarcas, que ficam distante dos termos judiciários.

As duas unidades do projeto foram entregues pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho e pela juíza Tereza Palhares Nina, coordenadora do projeto “Justiça de Todos”, em parceria com os prefeitos municipais Carlos Roberto Silva (Jatobá) e
Marcony Santos (Sucupira do Norte) e apoio dos juízes das comarcas, Sílvio Nascimento (Colinas) e Nelson Dias Dourado (Mirador).

ACESSO À JUSTIÇA

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão; Paulo Velten, presidente, e José Gonçalo, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, participaram da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Sucupira do Norte, onde o chefe do Judiciário lançou o Programa “Justiça de Proximidade”, na terça-feira, 20.

“O Tribunal de Justiça, na minha pessoa, se alegra com esse trabalho que vem sendo bem desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça, de levar para todos os rincões do Estado do Maranhão, o acesso à Justiça, que é a primeira forma de início da distribuição efetiva da jurisdição”, disse o presidente do TJMA em discurso aos presentes ao evento.

PROXIMIDADE ENTRE JUDICIÁRIO E CIDADÃO

O corregedor-geral da Justiça, o chefe de gabinete José Bernardo Rodrigues e o diretor geral da Corregedoria, juiz José Jorge Júnior, participaram da inauguração em Sucupira do Norte por meio virtual. Também participaram das solenidades os procuradores municipais John Barros e Regina Chaves.

Froz Sobrinho agradeceu a parceria com o Município de Sucupira do Norte e ressaltou a importância da execução do Projeto “Justiça de Proximidade”, pelo Tribunal de Justiça, e do “Justiça de Todos”, pela Corregedoria, para estreitar a proximidade entre o Poder Judiciário e o cidadão e a promover o acesso à Justiça na região.

“Nós estávamos devendo à comunidade de Sucupira do Norte facilitar esse acesso à justiça”, frisou o desembargador corregedor, considerando a extensão territorial da comarca e a distância entre a sede e o termo judiciário.

TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário