20 setembro, 2014

Nota da Coligação Todos Pelo Maranhão sobre Depredação em São Luís‏

Na madrugada dessa sexta-feira, o comitê da nossa coligação (situado à Av. Beira Mar) e a Prefeitura Municipal de São Luís foram alvo de depredações, pichações e até de ataques com coquetel Molotov. Vários outros prédios do Centro Histórico de São Luís foram pichados com mensagens ofensivas a nossa coligação, ao Prefeito de São Luís e ao nosso candidato.

Conforme documento publicado na imprensa, foram autuados promovendo tais atos os militantes da juventude do PMDB e cabos eleitorais da coligação “Pra Frente Maranhão”, Victor José de Alencar da Silva e Caíque de Souza Alvez, que foram conduzidos ao Plantão Central da RFFSA e depois liberados. Os militantes da JPMDB levavam consigo sprays, coquetéis molotov, rojões e material de campanha do candidato Lobão Filho.

Viemos a público condenar firmemente esses atos de violência. Eles são expressão de uma cultura política oligárquica, truculenta e intransigente, que não é mais aceita no Maranhão. Ações deste tipo maculam o processo eleitoral e demonstram a incapacidade do referido grupo político em conviver democraticamente com opiniões divergentes.

Contrários a esse modelo político, o nosso comportamento nesta campanha tem sido a defesa do debate pacífico de ideias, e assim iremos conduzir até o fim. Os atos da última madrugada são demonstrações de violência, que incluíram depredar prédios tombados pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade; e se constituem em um inaceitável ataque à Democracia e à Liberdade dos cidadãos decidir em paz os rumos do seu Estado.

Já havíamos chamado a atenção da opinião pública para tentativas de tumultuar o ambiente eleitoral. Recentemente, Saulo Dino, irmão do nosso candidato a governador, foi monitorado, seguido e abordado por agentes da Polícia Militar sem justificativa.

Juntos, esses fatos reforçam as suspeitas de que pode estar em curso alguma armação, com vistas a gerar factoides e falsas notícias, numa desesperada tentativa de evitar a ampla vitória das forças da mudança que se desenha no horizonte do nosso Estado.

Diante dos fatos, decidimos tomar as seguintes providências:

1- Solicitar nova audiência junto à Secretaria de Segurança do Estado, para pedir providências à polícia a respeito dos atos de vandalismo e da participação dos senhores Victor José de Alencar da Silva e Caique de Souza Alvez, militantes da JPMDB e cabos eleitorais da coligação “Pra Frente Maranhão” nesse episódio. Eles agiram a mando de quem? Como obtiveram materiais ilícitos? Como foi o procedimento de sua liberação?

2- Denunciar o ato ao Ministério Público Eleitoral o crime realizado nesta madrugada, pedir investigação e punição dos culpados e de eventuais mandantes.

3- Conclamar as entidades da sociedade a reiterarem o apelo por eleições limpas no Maranhão e a vigilância permanente contra atos dessa natureza e outros que vem sendo praticados pela coligação governista que sustenta a candidatura do suplente de senador Edson Lobão Filho;

4- Alertar o Brasil, por todos os meios, e as autoridades de todos os poderes, para as ameaças crescentes de práticas violentas que agridem a democracia

Chamamos a atenção da opinião pública para que fique atenta às armações, factoides e mentiras, que visam tumultuar o processo eleitoral, como aconteceu em 1994 com o famoso caso “Reis Pacheco”. Nossa coligação está vigilante e pedimos a toda a população que se junte a nós como fiscais da mudança, denunciando qualquer suspeita de manipulação da verdade nesta eleição.

Márcio Jerry Saraiva Barroso
Presidente do PCdoB/MA e representante legal da Coligação Todos pelo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário