02 setembro, 2014

Votação simulada do TRE-MA: projeto encerra com êxito em Fernando Falcão‏



As atividades do projeto “Votação Simulada Biométrica” do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão encerraram neste domingo, 31 de agosto, em Fernando Falcão, onde 5.841 eleitores, em 13 locais de votação, puderam treinar na urna biométrica. Trabalharam na ação 116 mesários, que, na oportunidade, também foram treinados para utilizar o novo sistema.

Dos 13 locais de votação, 2 funcionaram dentro de reservas indígenas da etnia Canelas: uma na escola Moises Canela da aldeia Porquinhos (2 seções com total de 305 índios votantes) e outra na escola General Bandeira de Melo da aldeia Escalvado (3 seções - 968 eleitores).

Em Fernando Falcão, que fica distante 550 km de São Luís, o sistema biométrico foi implantado entre agosto e dezembro de 2013. Desde o dia 29 de agosto, membros e servidores estavam na região mobilizando os eleitores a participarem do projeto.

Durante a simulada, que ocorreu entre as 8h e 12h, os desembargadores eleitorais Froz Sobrinho (presidente do TRE-MA), José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor) e Eduardo Moreira, acompanhados dos juízes Sebastião Bonfim (auxiliar da Corregedoria), Antonio Queiroga Filho (titular da 23ª ZE – Barra do Corda e Fernando Falcão) e Iran Kurban (titular da 97ª ZE – Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras), do prefeito, secretários, assessores, advogados, representantes de partidos políticos e da imprensa, visitaram as seções da aldeia Escalvado, que fica a 27 km da sede da cidade.

A experiência foi considerada exitosa pelo presidente, que recebeu um cocar do cacique da aldeia como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido lá pelo Regional. “Entrego este cocar em sinal de agradecimento, pois estamos muito felizes por terem escolhido a gente para passar por este processo, trazendo modernidade para nós”, disse o chefe da tribo.

“Estou realmente emocionado por receber tão carinhosa manifestação de apreço. Nós é que agradecemos pela receptividade”, respondeu Froz Sobrinho. O ato ocorreu em meio à reunião das lideranças indígenas com os visitantes.

Já o desembargador eleitoral José Eulálio Figueiredo de Almeida distribuiu cartilhas eleitorais e explicou como funciona o processo eleitoral. Para o magistrado, o eleitor exerce um papel fundamental na Democracia e precisa estar ciente disso.

Dos 5.841 eleitores aptos a votar em Fernando Falcão, 983 participaram. O número corresponde a 16,83% do eleitorado.

Tocantins

Chefes de cartórios das cidades de Palmas e Araguaína (Tocantins) acompanharam a simulada em Fernando Falcão como observadores do processo. Nestes municípios, a biometria será usada pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário