17 setembro, 2014

Detentos cavam túnel e fogem do PSL I de Pedrinhas em São Luís

Número de fugitivos ainda não foi divulgado; secretaria faz recontagem. Grupo fugiu na madrugada desta quarta-feira (17).

Do G1 MA
Túnel por onde grupo de presos fugiu do PSL I
Túnel por onde grupo de presos fugiu do PSL I
Um grupo de detentos fugiu por meio de um túnel do Presídio São Luís I (PSL I), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na madrugada desta quarta-feira (17), segundo informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap-MA).
 
A imagem do túnel e da terra escavada foi enviada ao G1 por policiais. O número de fugitivos ainda não foi divulgado. A assessoria de comunicação da secretaria informou, por telefone, que a recontagem dos presos está sendo realizada no momento e só então o número será divulgado.

O secretário Sebastião Uchôa disse ao G1 que foi realizada uma vistoria geral no sábado e nada foi encontrado, e que os responsáveis pela unidade prisional teriam passado três dias sem revistar as celas, dando tempo para que os presos cavassem o túnel.
"Não foi realizada vistoria ou revista nem domingo, nem segunda, nem terça, deixando acontecer que eles cavassem esse túnel. Como é que ninguem faz revista e vistoria em três dias? Alguém tem que ser responsabilizado", disse.

Uchôa afirmou que a corregedoria e o serviço de inteligência da Sejap foram encaminhados ao local para apurar o caso. "Estão sendo feitos os primeiros levantamentos e será instaurada sindicância para apurar a resposabilidade dessa fuga", garantiu.

Nesta semana, o diretor da Casa de Detenção (Cadet) Cláudio Barcelos foi preso suspeito de receber dinheiro para facilitar fuga e saídas de presos. Segundo a Polícia Civil, foi descoberto que ele mantinha um esquema para colocar os presos em liberdade e mantê-los soltos o tempo que precisassem. Quanto maior o tempo na rua, maior o preço cobrado.

Fugas
 
É a segunda fuga registrada em Pedrinhas neste mês. No dia 10 de agosto, 36 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da penitenciária depois que quatro homens roubaram uma caçamba, fizeram o motorista refém e o obrigaram a atingir e abrir um buraco no muro da unidade.

De acordo com levantamento do Sindicato dos Servidores do Sistema Pentenciário do Maranhão (Sindspem-MA), 92 presos já fugiram da penitenciária este ano.

Quantidade de terra escavada para abrir túnel em Pedrinhas
Quantidade de terra escavada para abrir túnel em
Pedrinhas
Pedrinhas
 
O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é formado por oito unidades prisionais: Casa de Detenção (Cadet), Centro de Detenção Provisória (CDP), Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), Centro de Triagem (CT), Penitenciária de Pedrinhas  (PP), Presídio São Luís I (PSL I), Presídio São Luís II (PSL II) e Centro de Reeducação e Integração Social das Mulheres Apenadas (Crisma) ou Presídio Feminino (PF).

Segundo cadastro de inspeção da 1ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), o PSL I tem capacidade para abrigar 144 presos em regime fechado. Até a fuga desta quarta-feira, 270 homens estavam presos na casa, sendo 50 presos provisórios, 44 em regime semi aberto e 176 em regime fechado.

Os dados mostram que Pedrinhas tem lotação atual de 2.497 detentos. A capacidade seria de 2.104 presos excluído o Centro de Triagem. Segundo a 1ª VEP do TJ-MA, o CT não possui cadastro de capacidade porque não faz parte do relatório de inspeção, já que seria uma casa destinada apenas a receber os presos, avaliá-los e transferí-los para outras unidades. Atualmente, 200 homens estão no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário