22 setembro, 2021

Desembargador Lourival Serejo ressalta a importância do trabalho de prevenção ao suicídio

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, emitiu mensagem de prevenção ao suicídio, no programa "Palavra do Presidente", como parte da campanha Setembro Amarelo “Sua Vida Importa”, com o objetivo de chamar atenção à problemática.

“O Tribunal como órgão de Justiça, que tem o compromisso com a sociedade, com a saúde e com a vida, está alinhado à campanha de prevenção ao suícído, um problema, que deve ser discutido e compartilhado por todos e que nos desafia de dirigir ao proximo um olhar de mais fraternidade, envolvimento e solidariedade”, declarou o presidente.

Assista à mensagem do presidente do TJMA:

Setembro Amarelo é uma campanha que ocorre desde 2015 e é desenvolvida durante todo o mês de setembro para conscientizar e alertar sobre o suicídio. Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou, em 2020, 12.895 suicídios. A maioria dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, a exemplo da depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O TJMA, anualmente, promove a Campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir e concientizar sobre a importância do combate e prevenção ao suicídio, chamando a atenção da sociedade sobre o tema. O presidente da Corte estadual, desembargador Lourival Serejo, ressalta que "entender o suicídio como uma questão de saúde e elaborar estratégias para a sua prevenção é fundamental”.  

ONDE PROCURAR AJUDA

Para obter ajuda e apoio emocional de prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), atentende de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias, discando 188. 

No Maranhão, também há atendimentos disponíveis nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), hospitais, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas secretarias municipais de saúde.

Setembro Amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário