02 fevereiro, 2021

20 casos suspeitos de variante do novo coronavírus são investigados no Maranhão

No entanto, a Secretaria de Saúde reforçou que, até o momento, não há casos confirmados de novas modificações da Covid-19 em circulação no estado.

Praça Deodoro, em São Luís — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando a investigação de 20 amostras referentes a pacientes que tiveram alguma suspeita de Covid-19 no Maranhão, com características que poderiam indicar a presença de uma variante do novo coronavírus.

No entanto, a SES reforçou que, até o momento, não há casos confirmados de novas variantes em circulação no estado do Maranhão. As 20 amostras foram enviadas para investigação e análise no Instituto Evandro Chagas, laboratório referência, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a SES, essas amostras são de pacientes que viajaram para áreas de fronteiras evoluíram a óbito ou apresentam quadro sintomático da Covid-19, bem como os suspeitos de reinfecção com dois testes positivos de RT-PCR em intervalo igual ou superior a 90 dias.

Até o momento, o mundo já catalogou três variantes do novo coronavírus: Uma originária do Reino Unido, uma na África do Sul e outra na Amazônia.

Casos de Covid-19 no Maranhão

Desde o início da pandemia, o estado já registrou, no total, 207.488 casos confirmados e 4.697 mortes pela doença. Já os casos ativos - referente a pessoas que estão em tratamento contra a Covid-19 - estão em alta desde novembro e chegaram a 7201 no estado, neste domingo (31). Destes, 6.399 estão em isolamento domiciliar, 439 internados em enfermarias e 363 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Do G1MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário