12 novembro, 2020

Secretaria de Segurança Pública reforça estratégias da operação Eleições 2020

Comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro (Foto: Handson Chagas)

Mais de 10 mil policiais militares destacados para atuar nas eleições e garantir a segurança do processo e dos que forem votar. A mobilização integra o planejamento de ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para a operação Eleições 2020. O plano será dividido em três fases – envio de reforço aos interiores e segurança no dia da eleição e totalização dos votos – e executado pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A eleição será neste domingo (15), das 7h às 17h, em postos eleitorais nos 217 municípios maranhenses.

Nesta quinta-feira (12), reforço policial se desloca às cidades do interior do Estado, para atuar em apoio ao efetivo local e antecipadamente ao dia da eleição. Esta é a primeira fase do plano de ação da Segurança Pública, que vai mobilizar mais de sete mil militares. A distribuição prioriza cidades com histórico de ocorrências ou grande número de eleitores. Imperatriz, Bom Lugar, Lago da Pedra, Tuntum, Santo Amaro, São José de Ribamar, Caxias, Dom Pedro, Timon, Magalhães de Almeida, região de Cururupu a Apicum Açú e toda a extensão da BR 316 (Santa Inês a Gurupi) estão entre as localidades que já receberam apoio.

Na segunda etapa, no dia da votação, efetivo em viaturas será posicionado nas proximidades dos postos de votação. Outra equipe atua a pé, em motocicletas e a cavalo, no monitoramento dos locais e entorno, para garantir a segurança e tranquilidade ao longo do dia. No momento da totalização dos votos, segue a terceira etapa do plano de ação, com a manutenção de militares nas zonas eleitorais, acompanhando a apuração até seu encerramento. A operação tem foco no combate a situações de crime eleitoral, na realização de abordagens em busca de drogas e armas e na garantia da tranquilidade do cidadão durante o voto.

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro, destaca que todo o trabalho é desenvolvido seguindo diretrizes da Justiça Federal e obedecendo normas de combate ao novo coronavírus. “Estamos em plena execução do plano da Segurança Pública. Nos antecipamos ao processo com operações para conter crimes e amenizar situações nos municípios, tornando o cenário mais tranquilo para as eleições. A segurança desse período se baseia no cumprimento do calendário eleitoral, do cidadão ciente de suas obrigações e na presença ostensiva da Polícia Militar”, pontua o coronel.

Integram a operação grupamentos da Polícia Militar – Centro Tático Aéreo (CTA), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (BOPE); efetivo da Polícia Civil, coordenando investigações; e o Corpo de Bombeiros no atendimento a ocorrências. “O dia da eleição será coroado com a segurança máxima, em que a democracia será respeitada, o cidadão cumprirá seu dever e o sistema de Segurança Pública estará a postos contribuindo para o êxito do processo eleitoral”, reitera o comandante da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário