terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CETECMA abre inscrições para cursos do primeiro trimestre de 2013


 
As inscrições para os cursos técnicos do primeiro trimestre de 2013 nos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMAs) serão abertas nesta segunda-feira, 28 de janeiro. Serão oferecidas 4.080 vagas nas 11 unidades do CETECMA e no Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola, em São Luis.
 
Os interessados devem fazer uma pré-inscrição no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), entre os dias 28 de janeiro e 15 de fevereiro, no endereço www.sectec.ma.gov.br. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Médio. Caso a procura seja maior que o número de vagas, serão utilizados critérios de desempate, como renda familiar, coeficiente escolar, ter estudado em escola pública e estar ou não no mercado de trabalho.
 
As aulas iniciarão no dia 25 de fevereiro e vão até o dia 22 de maio. Os aprovados na pré inscrição poderão fazer suas matrículas nas unidades do CETECMA, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, apresentando os documentos pessoais (originais e cópias), como RG, CPF, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, comprovante de endereço, além de duas fotos 3 X 4.
 
Os cursos oferecidos são: Auxiliar de Agronegócio, Auxiliar de Instalações Elétricas, Auxiliar de Eletrônica de Manutenção, Auxiliar de Contabilidade / Informática, Auxiliar de Telecomunicações, Auxiliar Administrativo / Informática e Montagem e Manutenção de Micro. Cada curso tem carga horária de 160 horas, divididas em 100 horas de aulas presenciais mediadas por tecnologia e 60 horas de estudos dirigidos. Serão oferecidas 30 vagas por turma.
 
Ao final do curso, em maio, os alunos com melhor rendimento (melhores notas e maior frequência) serão encaminhados ao programa “Estágio Viva Primeiro Emprego”, programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da SECTEC, com bolsa no valor de R$ 620,00, paga pelo Governo.
 
Além dos cursos técnicos, as aulas do curso preparatório para o vestibular, com ênfase no ENEM, o Etapa Pré-Vestibular, também iniciará no dia 25 de fevereiro, nas 11 unidades do CETECMA e em 92 escolas da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
 
Tayna de Abreu

Um comentário:

  1. http://evandeandrade7.blogspot.com.br/


    É justo ! Tema trabalhou em Bacabal e recebeu por seu trabalho, por quê não?! .

    Cleomar Tema sempre escolhe o melhor para a população
    O Blog do Louremar Fernandes traz uma informação que para o leitor desatendo pode soar como um ato ilegalidade do atual prefeito de Tumtum Cleomar Tema. Simplesmente porque o nome do prefeito tuntuense constar na folha de pagamento do município de Bacabal.


    Percebe-se, claramente, que o nome Cleomar Tema Carvalho Cunha foi deixado propositalmente na folha de pagamento do mês de janeiro para se criar um factoide midiático, uma falácia, simplesmente! Por que não o tiraram logo nos primeiros dias do mandato?


    Na verdade, a ilegalidade não é do médico Cleomar Tema. Pois, este, na condição de médico, poderia naturalmente trabalhar em sua profissão e receber pelos serviços prestados a população do município de Bacabal. O que há de ilegal nisso?


    A ilegalidade ou a imoralidade esta caracterizada na atual gestão que não retirou da folha de pagamento da prefeitura o nome do prefeito Cleomar Tema, gerando ônus ao erário publico. Pois, já erra sabido da impossibilidade de Tema em não poder trabalhar no município de Bacabal, por ter assumido o comando da administração municipal de Tumtum.

    O atual PREFEITO de Bacabal deve explicações deste ato inicial de improbidade...


    Cleomar Tema esta se preocupando é com outras responsabilidades...

    Veja mais aqui Louremar

    ResponderExcluir