14 junho, 2023

A Arte como antidestino: a 4ª Edição do Ensaio Aberto em Barra do Corda


No último dia 28 de maio de 2023, aconteceu a 4ª Edição do Ensaio Aberto, no Bom Lugar Tattoo, no Centro de Barra do Corda-MA. O evento, que faz parte de um movimento social de base, possui caráter musical, artístico e cultural, caracterizando-se pela diversidade das apresentações, que incluem bandas musicais, poetas, artistas plásticos e rappers.

A 4ª Edição do Ensaio Aberto teve início às 15h30min com o pronunciamento de abertura dos coordenadores Rogério “Rozim” e Luciano Ricardo, que enfatizaram a importância cultural do evento para a sociedade cordina, tendo em vista que serve de inspiração para outros eventos artísticos e musicais nos mais diversos espaços públicos da cidade. Ademias, eles recordaram que essa era a primeira edição sem a presença física de João Paulo (JP), falecido recentemente, que foi um dos idealizadores do projeto. Momento esse repleto de bastante emoção.

Em seguida o palco do Ensaio Aberto tornou-se o espaço sublime da arte, música e cultura local, contando com as apresentações dos rappers e compositores de hip hop, Luluz MC de Icelekoportunidade na qual fascinou o público presente com letras de forte crítica social e política.

Logo após, o poeta e músico, Sílvio Oliveira assumiu o palco declamando suas fascinantes poesias repletas de simbologias locais e regionais. Neste momento, o poeta falou do seu livro publicado recentemente “Eu, o amor e outras coisas más”, e expôs os encantos e desafios de ser um artista na Mesopotâmia do Sertão Maranhense. Além disso, o poeta, em conjunto com a artista plástico George dos Anjos, expuseram suas obras artísticas no Salão de entrada do Bom Lugar.

 

A Banda Nova Ordem, que participou pela primeira vez do evento, assumiu o palco interpretando grandes clássicos do rock nacional e internacional. Para a vocalista Aynoã Cristine “é uma alegria imensa a Nova Ordem participar do Ensaio Aberto. Estamos nos sentindo em casa, pois a essência da banda comunga com a atmosfera do evento. Amamos a música! Amamos a arte de uma maneira geral”.

  

Na sequência o músico Artus, com seu timbre de voz imponente, juntamente com os músicos Thiago (Bira), Ryan e Luciano Ricardo, tomaram conta da sonorização musical, cantando músicas clássicas do Rock internacional das décadas de 1980 e 1990.

Em seguida, José animou mais ainda a todos com danças de hip hop. Ele é um personagem que esbanja alegria nos espaços públicos da Barra do Corda. Com seu talento tem se representado a cidade em eventos culturais pelo Brasil.

A dupla Robson e Artur proporcionaram um dos momentos mais marcantes da história do evento. Interpretando grandes clássicos da Bossa Nova e Música Popular Brasileira, uma simbiose coletiva tomou conta do Ensaio Aberto.

De acordo com o músico e professor Luciano Ricardo, essa edição foi “a mais consciente do ponto de vista social, como movimento coletivo organizado, de exaltação da cultural que tão bem faz à vida humana”.

Vale destacar ainda que nesta edição, o Ensaio Abertocontou com a prática da economia solidária, com a comercialização de alimentos e bebidas de parceiros locais, como Ryan e família e Dudu. Em breve acontecerá a próxima edição do Ensaio Aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário