01 janeiro, 2023

Governador Carlos Brandão e o vice Felipe Camarão são empossados na Assembleia Lagislativa

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã deste domingo (1º), a sessão solene de compromisso e posse do governador Carlos Brandão (PSB) e do vice Felipe Camarão (PT), eleitos no dia 2 de outubro de 2022.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduziu a solenidade, realizada no Plenário Nagib Haickel, na presença de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

A cerimônia contou também com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMA), desembargador Paulo Velten, do procurador geral de Justiça, Eduardo Nicolau; do defensor geral do Estado, Gabriel Furtado, além de deputados, prefeitos e vereadores de diversos municípios.

Logo no início da sessão solene, após a leitura da ata do dia, Carlos Brandão e Felipe Camarão proferiram palavras de juramento à Constituição do Estado e assinaram o livro de posse. Em seguida, o deputado Othelino Neto os declarou empossados nos cargos de governador e vice-governador do Maranhão.

Ao proferir seu discurso na tribuna, o governador Carlos Brandão anunciou que educação e geração de emprego e renda serão prioridades de seu governo. Ele foi enfático ao frisar que fará um governo de continuidade.

“Vamos fazer muito, como já começamos a fazer. Só de abril para cá, entregamos 68 Restaurantes Populares; pelo Trabalho Jovem, criamos cinco mil novas vagas de estágio; e emitimos mais de três mil títulos de terra, atendendo a mais de cinco mil famílias, em uma área de 122 mil hectares”, destacou Brandão.

Ele acrescentou que o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 45 milhões na recuperação da balneabilidade das praias da capital maranhense; está ampliando a conexão aérea, com vôos comerciais regulares para o aeroporto de Barreirinhas, além de ter vôos ligando São Luís a Miami e, em breve, também para Lisboa.

Ao fazer um balanço de sua gestão, iniciada em abril de 2022 com a renúncia do então governador Flávio Dino, que na época saiu candidato ao Senado da República, Brandão fez uma espécie de prestação de contas, assinalando que o Portal da Transparência do Poder Executivo do Maranhão obteve nota A na avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) sendo que, pela primeira vez, recebeu a pontuação máxima, ou seja, 100% em todos os indicadores avaliados.

“Além disso, fizemos o maior São João de nossa história e um Natal que espalhou encantamento e solidariedade por todo o Maranhão; e implantamos o curso de Medicina na Uema. Enfim, foram tantos avanços e sabemos que, em relação a 2023, é normal que as pessoas tenham expectativas altas, principalmente sobre as mudanças que ele pode trazer. Mas as nossas são realistas, baseadas em um trabalho bem planejado, que valorizará o servidor, a modernização da máquina pública, a inovação tecnológica e administrativa, sempre em prol da qualidade de vida de nossa gente”, ressaltou.

Agradecimentos

Durante o discurso de posse, Carlos Brandão agradeceu à população: “Quero, mais uma vez, agradecer a confiança do povo do Maranhão. Tenho a fé de que 2023 será um ano bom. Então, que 2023 seja bem-vindo. Enquanto for possível fazer planos e ter metas para o futuro, é importante sermos flexíveis e dispostos a nos adaptar aos desafios que possam surgir”.

Brandão salientou que a vitória nas urnas de 2 de outubro de 2022 foi fruto de ampla coesão política. “Não posso deixar de fazer um registro: a união de nossos entes políticos em favor de nosso nome para governador, do Felipe Camarão para vice-governador e de Flávio Dino para senador, foi o grande combustível para que alcançássemos o resultado que buscávamos. O povo ouviu nossa mensagem e nos deu o voto de confiança. Uma responsabilidade que encaro com muito comprometimento”.

Ao encerrar o discurso de posse, Brandão reafirmou que vai continuar avançando no trabalho que vem sendo feito, preparando o Estado – e os maranhenses -, para a implantação de projetos que gerem emprego e renda e, consequentemente, desenvolvimento econômico.

“Sabemos que poderemos contar com o apoio do presidente Lula, com quem o Maranhão tem uma forte ligação. Nossos prefeitos e vereadores e a maioria dos parlamentares serão aliados de primeira hora. Assim, teremos as condições necessárias para fazer um governo ainda melhor, tendo o povo como foco”, enfatizou.

Mensagem

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, encerrou a sessão solene com mensagem de otimismo. Ele foi enfático ao dizer que o Brasil, com a posse de Lula na Presidência da República, vive um novo momento de sua História.

“O nosso País, com as bênçãos de Deus, volta à normalidade e volta a respirar ares de democracia, de liberdade e de respeito”, frisou.

Othelino desejou êxito ao governador Carlos Brandão e ao vice Felipe Camarão, lembrando que desde o ano de 2015 o Maranhão vem experimentando fases de construção de um novo ciclo.

“Este projeto está dando certo, de modo que se deve continuar esta luta de um Maranhão de todos nós, no sentido de contemplar com ações do poder público aquelas pessoas que mais precisam. Desejo sucesso, também, a todos os nossos deputados e reafirmo o desejo de que Brandão e o seu vice Felipe façam um grande governo porque o sucesso deles será o sucesso de todo o povo do Maranhão”, enfatizou Othelino.

Desfile

Após o encerramento da cerimônia, os participantes da sessão solene deslocaram-se para o hall de entrada da Assembleia Legislativa, onde o governador Carlos Brandão passou em revista a tropa da Polícia Militar.

O governador e o vice Felipe Camarão assistiram ainda ao desfile da tropa militar, ao lado de deputados e demais autoridades. A programação contou com a presença de parlamentares da atual e da nova legislatura, que irá se iniciar no próximo dia 1º de fevereiro, além de autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário